• http://www.aveiro.com.pt

Diretório de Empresas


Publicite Aqui

Visitas

HojeHoje122
Esta SemanaEsta Semana4371
Este MêsEste Mês11332
TOTALTOTAL661799
Statistik created: 2017-12-16T22:23:54+00:00
Fotografias PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

 
Cedrim do Vouga PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

 

Cedrim é uma freguesia portuCedrim do Vougaguesa do concelho de Sever do Vouga, com 8,47 km² de área e 995 habitantes (2001). Densidade de 117,5 hab/km² e como principais acessibilidades, dispõe da A25 e da EN 328.

Sectores Económicos
Primário 15 %; Secundário 70 %; Terciário 15 %. A população de Cedrim dedica-se predominantemente à agricultura, mas também à criação de aves e à exploração de bovinos. Por outro lado, as oficinas de carpintaria e estofagem também têm um papel importante na vida económica da Freguesia.
É de referir a existência da Zona Industrial de Cedrim, cujas infra-estruturas foram inauguradas no dia 26 de Julho de 2003. Actualmente, é composta por cerca de trinta empresas que empregam cerca de 500 trabalhadores. Em Cedrim, ainda há lagares reconhecidos, como é o caso do existente em Paçô, explorado por Vera Borges Santos.

Desporto, Cultura e Lazer
Preocupada com o desenvolvimento integral do local, esta Freguesia está dotada de alguns meios, como uma sala de convívio, o Parque do Monte do Castêlo e locais de diversão nocturna, como o Bar/Discoteca Niagara Parque e a Discoteca Bota Sheik.
Ao longo dos tempos, as populações foram-se organizando em associações ou colectividades, perseguindo finalidades e objectivos bastante diversificados, sempre visando elevar a sua cultura e o seu bem-estar social. São disso exemplo:

  • Jovouga — Associação Cultural, Desportiva e Recreativa de Cedrim dedica-se ao futebol, atletismo e actividades recreativas e culturais, como convívios, jogos tradicionais, semanas culturais, entre outros eventos. Esta Associação foi fundada a 22 de Janeiro de 1989.
  • Associação Desportiva “Águias de Carrazedo”
  • Grupo Musical “Us’Enigma” - Foi fundado em Cedrim, em 1990.
  • Filarmónica de Cedrim — Em 1909, o professor Artur Nunes Vidal fundou uma Tuna, juntamente com Alexandrino de Bastos, Alexandre Soares Leal, César Fernandes Gomes, Henrique Rodrigues Ribeiro, Manuel Marques Ferreira, Fernando Afonso Soares Gomes, José Tavares Arede, Eduardo Tavares da Silva, Custódio Morais Ferreira, Manuel Martins da Costa, Joaquim Rodrigues Júnior e Ernesto Fernandes Gomes. A sua primeira actuação teve lugar em Cedrim, ainda em 1909, numa missa celebrada pelo padre Joaquim Tavares Dias. O desempenho da Tuna agradou de tal forma que, no ano seguinte, foi transformada em Filarmónica, tendo sido a sua estreia oficial a 12 de Junho, na festa de Santo António. Foram seus regentes o referido professor Nunes Vidal e o padre Joaquim Tavares Dias. Conheceu o seu fim em 1919, mas Cedrim não a esquece.


Acção Social
Não descurando esta importante área de acção, esta Freguesia tem ao dispor dos seus habitantes um O.T.L., proporcionado pela Junta e pelas colectividades locais, o qual de destina aos jovens, durante o Verão.

Ensino
No âmbito da Educação, esta Freguesia está munida de algumas infra-estruturas, como quatro estabelecimentos de ensino Jardim-de-Infância de Cedrim, Escola do 1.º Ciclo de Cedrim, Escola do 1.º Ciclo de Paçô e Escola do 1.º Ciclo de Carrazedo.

Gastronomia
São típicos da freguesia de Cedrim os seguintes pratos: Vitela à Moda de Lafões, Cabrito Assado e Frango no Churrasco

Vinhos da Região - O néctar da região é o Vinho Verde (“Americano” tinto). No entanto, Cedrim é incluída na Região Demarcada de Lafões.

Danças e Cantares
Embora nunca tenha existido na Freguesia qualquer rancho ou grupo etnográfico, são conhecidas letras de músicas recolhidas por grupos da região. “Papas à Noite” é o título de uma dessas canções, também designada de “Vira de Cedrim”.

Trajes
É muito utilizada na freguesia a roupa confeccionada com linho, elaborado em teares.

Jogos e Brinquedos Tradicionais
De acordo com as memórias dos mais velhos, a malha e o pião são jogos tradicionais da Freguesia.

Fonte: cedrim.pt

 


Font changer Font changer Font changer

Concelhos

Publicite Aqui

Webfeel