• http://www.aveiro.com.pt

Diretório de Empresas


Publicite Aqui

Visitas

HojeHoje389
Esta SemanaEsta Semana389
Este MêsEste Mês7147
TOTALTOTAL759316
Statistik created: 2018-07-16T14:57:26+00:00
Banda União Musical Pessegueirense PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

 

Fundada em 16-07-1866 com o nome de "Filarmónica Flôr do Vouga" pelo pároco da Freguesia de Rôge, concelho de Vale de Cambra, Padre Manuel Francisco de Amorim.
Passou mais tarde em data desconhecida, a chamar-se "Filarmónica Pessegueirense", desde 1930 tem a actual designação "Banda União Musical Pessegueirense".
É uma das mais antigas agremiações musicais do distrito de Aveiro e a primeira escola musical desta nossa terra. Teve como primeiro regente o senhor António Sapata.
No ano em que passou a ter a designação que actualmente tem passou a ser regida pelo Senhor Vírgilio Correia. É também então que, graças ao seu entusiasmo que entraram novos executantes, compraram-se novos instrumentos, consertaram-se outros e é adquirido o primeiro fardamento em fazenda azul-marinho, o que tudo junto deu a BUMP uma grande distinção e aprumo naquela época, por volta de 1933. Grande apaixonado pela música, tendo exercido com toda a competência que sempre lhe foi reconhecida, com inexcedível dedicação e espírito de sacrifício resolve deixar a a regência em 1982.
Com cerca de 70 elementos de ambos os sexos e com idades até aos 30 anos, são jovens com formação na Escola de Música.
Vários mestres pela BUMP já passaram tais como: Amílcar Cunha, Jacinto Maria. A Direcção artística está actualmente a cargo do maestro Serafim Aguiar.
Foi classificada como Instituição de Utilidade Pública em Portaria e publicada em Diário da República, em 1984. Com diversas peças do seu repertório, a Banda grava uma cassete em 1989, e em 2001 um CD.
Com sede no Centro Social de Pesssegueiro do Vouga (Cruzeiro), possui aí a sua sala de ensaio, escola de música e museu.
Ao longo dos seus 139 anos, a Banda União Musical Pessegueirense tem levado o nome da freguesia e do Concelho aos mais diversos pontos do país, tendo sempre coroado de êxito as suas actuações.
Por volta do ano de 2005 recebeu uma Medalha de Ouro atribuída pela Câmara Municipal de Sever do Vouga - Categoria Cultural.

Fonte: pessegueirodovouga.com

Share
 
Font changer Font changer Font changer

Concelhos

Publicite Aqui

Webfeel