• http://www.aveiro.com.pt

Diretório de Empresas


Publicite Aqui

Visitas

HojeHoje455
Esta SemanaEsta Semana4704
Este MêsEste Mês11665
TOTALTOTAL662132
Statistik created: 2017-12-17T16:29:50+00:00
Pessegueiro do Vouga PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

 

Pessegueiro do Vouga é uma freguesia portuguesa do concelho de Sever do Vouga, com 16,01 km² de área, 1.906 habitantes (2001) e uma densidade de 119,1 hab/km².

Localização
A freguesia de Pessegueiro do Vouga, fica situada na margem direita do rio Vouga, pertence ao concelho de Sever do Vouga, distrito de Aveiro. Fica a uma distância de 4 kms da sede de concelho, a 30 kms de Aveiro, 6 kms da A25 (nó de Talhadas) e 10Km do nó de Carvoeiro, e a 60 de Coimbra e do Porto. Tem como limite as seguintes freguesias: Sever do Vouga, Cedrim, Paradela do Vouga, Macinhata do Vouga (Águeda) e Vale Maior e Ribeira de Fráguas (Albergaria-a-Velha). Está servida pelas E.N. 16 e pela E.N. 328.

Lugares ou Povoações
Barca, Barquinha, Bouço, Cabeço da Forca, Cabo, Chão de Além, Cogulo, Costa, Cristelo, Cruzeiro, Felgueiras, Feira Nova, Foz do Rio Mau, Gândara, Grela, Lomba, Lombinha, Mata, Mosqueiro, Muro, Nogueira, Paredes de Baixo, Paredes de Cima, Pêdra, Ponte de Pessegueiro, Poço de Santiago, Pontizela, Porto Carro, Ribela, Sobral, Sóligo e Vinha Dónega.

História
Em termos históricos, a freguesia de Pessegueiro do Vouga aparece referida documentalmente pela primeira vez, embora com o nome do seu padroeiro S. Martinho, no século X (964).
As Inquirições ordenadas por D. Dinis, em 1282, produzem o primeiro documento conhecido, em que se afirma que na aldeia de Sever de Pessegueiro do Vouga, as "primeiriças" (primeiras lampreias) pescadas em cada ano haveriam de ser dadas ao Rei (D. Dinis). Neste documento , a palavra Pessegueiro aparece escrita "Pecegueiro", com "c". Isto poderá ter a ver com a origem do topónimo, que andará ligado a "piscis", (peixes - traduzido do latim), muitos peixes que se pescavam no rio Vouga.
Actualmente pescam-se poucas lampreias, dado que foram construídos uns açudes no rio, nas localidades de Carvoeiro e Sernada, dificultando a subida da fauna piscícula até Pessegueiro, o que acontece quando os invernos são pouco rigorosos.
A povoação de Paradela também fazia parte de Pessegueiro do Vouga, tendo sido desligada em 1740, data em que passou a ser independente.

Figura Histórica
Joaquim Martins - Nasceu na Grela (1892-1959), mandou construir pelos anos trinta (do século XX) a barragem da Grela, para produção de energia hidroeléctrica, inicialmente para moagem. Na década de quarenta, manda construir grande parte da empresa que viria a ser a fábrica de moagem e massas alimentícias "Vouga". Chegou a laborar com 250 trabalhadores e foi considerada a maior unidade industrial do seu género na Península Ibérica. Mandou colocar uma placa na Casa da Grela, casa onde nasceu e faleceu, com a seguinte inscrição: "Os Homens honestos são o voluptuoso coxim sobre o qual os patifes adormecem e engordam." Abade Dias SãoTiago. Entre 1807 e 1827 foi pároco desta freguesia. Fez importantes obras na Igreja Matriz, instituiu vários legados e uniu as margens do rio Vouga com a ponte de Pessegueiro a qual permitiu a passagem por aqui da E.N.16 (Aveiro. Vilar Formoso), grande via de progresso para toda a região.


Fonte: pessegueirodovouga.com

Share
 

Comentários 

 
0 #1 marcio 06-05-2015 21:09
Quantos anos pessegueiro do vouga foi vila " do atual conselho" Sever do Vouga ?
Citar
 

Comentar


Código de segurança
Actualizar

Font changer Font changer Font changer

Concelhos

Publicite Aqui

Webfeel