• http://www.aveiro.com.pt

Diretório de Empresas


Publicite Aqui

Visitas

HojeHoje1056
Esta SemanaEsta Semana4618
Este MêsEste Mês33663
TOTALTOTAL2580190
Statistik created: 2024-04-25T19:40:05+00:00
Rádio TerraNova
Notícias


  • Estarreja: Assembleia Municipal realiza sessão solene nos 50 anos de Abril.
    Qui, 25/04/2024 - 07:43

    Estarreja celebra Abril e as suas conquistas.

    Esta quinta, dia 25 de Abril, os estarrejenses são convidados a participar na Marcha 25 de Abril, com início às 9h.

    A Assembleia Municipal de Estarreja promove uma sessão comemorativa às 16h, nos Paços do Concelho, e a Casa da Cultura abre as portas às 18h para a inauguração da exposição documental “Abril em Estarreja, 50 anos”, revelando documentos do Arquivo Municipal e de coleções particulares.Baseado em factos reais, “Revolução sem sangue” é o filme em cartaz no Cine-Teatro de Estarreja na noite de sexta-feira, dia 26, com exibição às 21h30.

    Já no dia 27, às 21h30, o pianista e compositor Júlio Resende apresenta “Fado Jazz – Filhos da Revolução” no Cine-Teatro de Estarreja (CTE). O espetáculo conta com um momento comovente e inédito: um dueto impossível com a dica do fado, Amália Rodrigues.

    “Com que Direitos” é a oficina com Joana Simões Piedade onde, à volta de uma manta-jogo, se falará sobre Direitos das Crianças. Destinada a crianças dos 5 aos 12 anos e famílias, esta ação está agendada para 25 de maio, às 11h.

    Tópicos: 

    Categoria: 



  • Anadia: Assembleia celebra Abril.
    Qui, 25/04/2024 - 06:45

    Anadia celebra os 50 anos do 25 de Abril em sessão solene, a partir das 10h00, na Praça do Município.

    A cerimónia tem o seu início com a receção às entidades oficiais e convidados, seguindo-se os cumprimentos à Guarda de Honra, hastear das bandeiras, execução do Hino Nacional e solta de pombos, terminando com as intervenções dos representantes dos vários movimentos e partidos com assento na Assembleia Municipal, da Presidente da Câmara Municipal e do Presidente da Assembleia Municipal.

    A manhã termina com um pic-nic partilhado, pelas 12h30, no Parque Urbano de Anadia.

    Tópicos: 

    Categoria: 



  • Águeda: Festa de Abril homenageia mulheres.
    Qua, 24/04/2024 - 22:46

    Águeda celebra os 50 anos do 25 de Abril com programa especial.

    Em dia Feriado Nacional elementos de vários grupos motards do Município (Grupo Motard de Recardães, Os Descarrilados, GICA e Encharca Velas) vão percorrer o concelho distribuindo panfletos informativos sobre a sessão.

    O programa comemorativo continuará da parte da tarde, a partir das 15 horas, na Avenida 25 de Abril.

    Às 15h30, decorrerá o Desfile da Liberdade e Democracia com as várias associações do Município pelas ruas da cidade, partindo da Avenida 25 de Abril.

    A comitiva seguirá para dois momentos simbólicos, às 16h15, com a deposição de flores (no Monumento à Mulher de Águeda e no Monumento de Homenagem aos combatentes de Águeda mortos na Guerra do Ultramar) e com a cerimónia do Hastear da Bandeira nos Paços do concelho, onde será feita uma “Guarda de Honra”, com a GNR e os Bombeiros Voluntários de Águeda.

    Seguir-se-á, pelas 17 horas, a inauguração das obras do Largo da Estação Ferroviária de Águeda.

    A sessão solene comemorativa do 25 de Abril da Assembleia Municipal de Águeda, que encerrará o programa do evento, decorrerá a partir das 18 horas, no auditório do Centro de Artes de Águeda.

     

    Tópicos: 

    Categoria: 



  • Maria de Belém Roseira e Lobo Xavier na cerimónia evocativa do 25 de Abril em Albergaria.
    Qua, 24/04/2024 - 19:49

    Maria de Belém Roseira e Lobo Xavier na cerimónia evocativa do 25 de Abril em Albergaria.

    Sessão esta quinta-feira, dia 25 de abril, às 16h, no cineteatro Alba.

    Os antigos deputados da Assembleia da República vão partilhar memórias e pontos de vista, numa conversa moderada pelo jornalista Rui Batista.

    Maria de Belém Roseira, além de deputada pelo Partido Socialista, foi Ministra da Saúde no XIII Governo Constitucional e Ministra para a Igualdade no XIV Governo Constitucional.

    Após o 25 de Abril, no l Governo Provisório, integrou como adjunta o Gabinete da Secretária de Estado da Segurança Social, Maria de Lourdes Pintasilgo.

    António Lobo Xavier foi deputado à Assembleia da República e líder parlamentar do CDS-PP.

    Foi nomeado Conselheiro de Estado pelo atual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

    As comemorações no Dia da Liberdade, em Albergaria-a-Velha, começam de manhã, às 11h, com uma mostra das freguesias, associações e outras entidades locais na Alameda 5 de Outubro, havendo ainda animação infantil, música e artes de rua.

    Às 14h, os órgãos do Município vão prestar um reconhecimento público aos eleitos locais das freguesias, pelo seu labor na consolidação de mais e melhor Democracia desde o 25 de Abril; à Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Albergaria-a-Velha, pelo seu esforço de inclusão do cidadão com deficiência; e aos bombeiros voluntários, que, antes e após o 25 de Abril, sempre se mantiveram fiéis ao seu lema “vida por vida.

    Às 15h30, há o hastear das bandeiras nos Paços do Concelho, com Guarda de Honra do Corpo dos Bombeiros Voluntários de Albergaria-a-Velha ao som do Hino Nacional, interpretado pela Banda Filarmónica da ARMAB, e um momento simbólico pela Paz.

    No Cineteatro Alba, os momentos musicais serão proporcionados pelo Coro Infantil e pela Banda Filarmónica da ARMAB.

    As comemorações terminarão com o Hino Nacional, um Porto de Honra e uma visita às três exposições patentes no Cineteatro Alba – “25 de Abril: Uma Revolução em Marcha”, do Centro de Documentação do 25 de Abril da Universidade de Coimbra; “Momentos de Abril”, do ator Vítor Valente; e “Albergaria em Tempos de Abril”.

     

    Categoria: 



  • Campus Jazz abre com os quartetos de Pedro Molina e de Maria Mendes.
    Qua, 24/04/2024 - 18:07

    O Pedro Molina Quartet distinguido com o Prémio “Melhor Esemble”, no Concurso Internacional de Jazz, no âmbito do Campus Jazz – Festival de Jazz da Universidade de Aveiro, abre o programa de 2024 deste festival, a 30 de abril, Dia Mundial do Jazz.

    Na mesma semana, dia 3 de maio, atuam a Orquestra Filarmonia das Beiras (OFB) e o quarteto de Maria Mendes, numa fusão entre fado e jazz contemporâneo.

    Maria Mendes orientará uma masterclass no mesmo dia.

    É um dos destaques da edição de 2024 do Campus Jazz.

    A Orquestra Filarmonia das Beiras (OFB) em palco com o quarteto de Maria Mendes. Este quarteto inclui Mário Costa na bateria, Jasper Somsen no contrabaixo e Cédric Hanriot ao piano. Estarão em palco a 3 de maio, às 21h30, no auditório Renato Araújo (no edifício da Reitoria da UA), para apresentar “Saudade, Colour of Love”, projeto nomeado para o Grammy Americano e o Grammy Latino.

    Na gravação ao vivo deste disco, a artista fez-se acompanhar em palco pela Metropole Orkest, para além do quarteto que habitualmente a acompanha.

    No mesmo dia, e no mesmo local, às 15h00, Maria Mendes vai orientar uma masterclass, oportunidade de aprendizagem e partilha para quem esteja na área do canto (não só no jazz).

    A sessão está, também, aberta a outros instrumentistas ou a ouvintes.

    Para além de concertos e várias masterclasses, o Campus Jazz inclui workshops, jam sessions, uma apresentação de escolas de música, aulas abertas e a conferência “Jazz Talks”, para além do Concurso que tem candidaturas abertas para novos ensembles até 9 de maio.

    O multi-galardoado compositor e pianista Dave Meder – que atuará com o Combo de Jazz da UA, a 10 de maio, às 21h30, no Cineteatro Alba, em Albergaria-a-Velha -, o trio Arbenz X Veras / Mehari – espetáculo no 24 de maio, às 16h00, no auditório Renato Araújo - e o pianista e compositor Aaron Parks – atuará com o seu trio a 29 de maio, às 21h30, na Casa da Cultura de Ílhavo - são outros nomes internacionalmente conhecidos que constam do programa.

    Categoria: 



  • Debate sobre a localização da futura escola Homem Cristo animou Assembleia de Aveiro.
    Qua, 24/04/2024 - 17:02

    O Partido Socialista 'gosta' da escolha de local para a nova Escola Homem Cristo mas afirma preocupação pela centralização de serviços numa área já saturada e onde o estacionamento está "muito pressionado".

    Depois do anúncio da Câmara de Aveiro quanto à escolha de local para a futura Escola e assumida a opção pela construção de um edifício de raíz junto à EB João Afonso, perto da urgência do Hospital Infante D. Pedro, ouviram-se as primeiras reações do PS.

    Apesar de defender a manutenção do antigo Liceu perto do Teatro Aveirense, Jorge Gonçalves fala em preocupação pela instalação numa área que agrega vários serviços. (com áudio)

    Ribau Esteves diz que o PS pode usar todos os argumentos para contestar a nova Escola mas evitar o da falta de estacionamento. O autarca diz que pior exemplo do que o da atual Escola, perto dos Paços do Concelho, não existe. (com áudio)

    Categoria: 



  • Vieira da Silva teme degradação da democracia pela falta de acesso das populações a serviços básicos.
    Qua, 24/04/2024 - 16:59

    Vieira da Silva não teme pelo futuro da Democracia mas avisa para as consequências de uma degradação pela falta de acesso a serviços básicos.

    O cantautor ilhavense, contemporâneo de Zeca Afonso e Adriano Correira de Oliveira, em Coimbra, admite que o país progrediu em 50 anos de democracia mas ainda com lacunas por preencher.

    E sempre que se abre um caminho de desigualdade, "Abril estará por cumprir".

    Entrevistado no programa 'Conversas' na Terra Nova, Vieira da Silva, que exerceu a profissão de médico e deu voz a canções de Abril, assume preocupação pelo futuro da democracia. (com áudio)

    A entrevista pode ser ouvida esta quarta-feira às 19h00.

     

    Categoria: 



  • Ílhavo: Amas da Santa Casa contestam fim anunciado da creche familiar.
    Qua, 24/04/2024 - 15:28

    Amas que estavam ao serviço da Misericórdia de Ílhavo contestam a opção da direção de acabar com a função.

    Um total de seis vão ser dispensadas pela instituição que estará a centralizar serviços.

    Receberam aviso que a partir de 1 de Setembro acabam funções na creche familiar.

    Em causa a sustentabilidade desta valência mas há amas que contestam a opção e prometem lutar pela função.

    No passado terão sido cerca de duas dezenas as funcionárias que asseguravam serviços a partir de casa mas esse número tem vindo a diminuir.

    Alegam que além de terem de pagar as contribuições do seu salário mínimo são, agora, descartadas na função.

    Categoria: 



  • Gafanha da Nazaré: "Unir para Fazer" devolve acusações de "falta de ambição".
    Qua, 24/04/2024 - 15:09

    O Movimento Independente Unir Para Fazer (UPF) devolve as críticas da Junta da Gafanha da Nazaré sobre falta de investimento público na freguesia e diz que a Junta dá um mau exemplo quando faz transitar o saldo de 2023 na ordem dos 53 mil euros dos quais apenas 1% será dinheiro com afetação.

    É a resposta às críticas da Junta que visou a Câmara Municipal em declarações recentes.

    Nuno Cravo, vogal do movimento independente na Assembleia de Freguesia, questiona a maioria Social Democrata.

    Lamenta que, “dias após a cerimónia do 23.º Aniversário da Elevação da Gafanha da Nazaré a Cidade, onde o Presidente de Junta de Freguesia, Carlos António Rocha, criticou a falta de investimento na freguesia venha, em sede de Assembleia de Freguesia, apresentar uma alteração modificativa ao orçamento de 2024, para integração do saldo de gerência de 2023 e afete para investimento apenas 1% dos cerca de 56.000 € apurados”.

    Para o UpF fica patente a “falta de ambição deste executivo, que se diz sedento de investimento, mas que o faz depender de verbas provenientes de outras fontes, e não da própria Junta de Freguesia”.

    O grupo fala em contradição entre o que a Junta diz e o que se faz e justifica a abstenção com coerência e sentido de responsabilidade.

     

    Tópicos: 

    Categoria: 



  • Sessões de cinema na VIC//Aveiro Arts House com filmes sobre Abril.
    Qua, 24/04/2024 - 15:03

    O Núcleo Região de Aveiro da Associação José Afonso promove a divulgação de sessões de cinema, às 18h30, na VIC//Aveiro Arts House.

    Hoje com “As lutas de um povo” de Luís Filipe Costa e no sábado, dia 27, às 18h30, com o documentário "Outro País" de Sérgio Tréfaut.

    "A Revolução Portuguesa (1974-75) vista por alguns dos maiores fotógrafos e cineastas internacionais que testemunharam o evento.

     

    Tópicos: 

    Categoria: 



Font changer Font changer Font changer

Notícias

Concelhos

Publicite Aqui

Webfeel