• http://www.aveiro.com.pt

Diretório de Empresas


Publicite Aqui

Visitas

HojeHoje453
Esta SemanaEsta Semana4702
Este MêsEste Mês11663
TOTALTOTAL662130
Statistik created: 2017-12-17T16:29:50+00:00
Rocas do Vouga PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

 

Rocas do Vouga

Rocas do Vouga actualmente tem cerca de 2800 habitantes e, dividem-se pelos seguintes lugares: Sanfins, Nespereira de Baixo, Nespereira de Cima, Borralhal, Vila Seca, Portela, Sendinha, Covelo, Granja, Ribeirada, Irijó e Souto Chão. Com 15,71 km² de área e uma densidade de 125,8 hab/km².

 

Povoação de tradições milenárias, o topónimo "lrijó" (um dos lugares de Rocas do Vouga) é de origem Goda e sabe-se da existência de um mosteiro em Rocas, fundado antes do século XI. Segundo a tradição, aqui terá nascido o XVIII Bispo do Porto, D. Pedro Rabaldes, amigo íntimo de D. Afonso Henriques.

 

De Sanfins era natural o ilustre fidalgo D. Fernão Rodrigues Pacheco, que foi alcaide-mor do Castelo de Celorico da Beira e se negou a entregar as chaves do seu Castelo a D. Afonso III sem antes se certificar da morte de D. Sancho II, a quem havia jurado incondicional fidelidade. Mais recentemente, em 1960, outro filho ilustre desta terra, o Capitão Bernardo Barbosa de Quadros doou a sua moradia e propriedades, constituindo-se a Fundação de Assistência Social que tem o seu nome e é também conhecida por Fundação do Linheiro.


As actividades económicas de Rocas do Vouga não fogem ao padrão do concelho. Vocacionados preferencialmente para a agricultura, as gentes de Rocas ocupam-se também da indústria de lacticínios, da extracção da madeira, da serralharia civil, bem como no sector hoteleiro e comércio em geral.
Existem bons motivos para visitar estas terras, por exemplo, a povoação de Rocas é um quadro invulgarmente belo quando avistado de poente, com o casario multiforme parecendo acotovelar-se, para se postar, com suprema graciosidade, bem junto da Igreja Matriz. Esta constitui um património de inegável interesse para a freguesia.

As áreas da cultura, desporto e recreio, estão a cargo do Rancho Folclórico de Rocas do Vouga que se encontra ligado ao Centro de Recreio e Cultura local e onde se pratica o futebol e atletismo.
O artesanato desta freguesia está ligado à cultura tradicional do linho, mantendo ainda alguns teares em actividade. Existem também, artigos em ferro forjado, escudelas (para estender a massa do pão), e os "canastreiros" (cestaria).

Fonte: sever-vouga.net


 


Font changer Font changer Font changer

Concelhos

Publicite Aqui

Webfeel