• http://www.aveiro.com.pt

Diretório de Empresas


Publicite Aqui

Visitas

HojeHoje145
Esta SemanaEsta Semana1850
Este MêsEste Mês5522
TOTALTOTAL748573
Statistik created: 2018-06-22T08:05:32+00:00
Rádio TerraNova
Notícias
  • PSD sugere à Câmara de Aveiro transporte público para utentes de Nossa Senhora de Fátima até ao centro de saúde.
    Qui, 21/06/2018 - 18:28

    O PSD de Aveiro pediu uma reunião com a Administração Regional de Saúde do Centro para debater a questão da saúde nas freguesias periféricas com a falta de médicos de família a acentuar a falta de condições de quem vive fora dos centros urbanos.

    Nossa Senhora de Fátima e São Jacinto são dois casos já falados mas haverá mais e a necessidade de concertação é sentida pelos dirigentes políticos.

    “Em causa está a vida de pessoas, doentes urgentes ou não, que, por falta de um agir concertado, podem vir a ficar sem receber a ajuda e o tratamento médico de que necessitem. Como tal, pese embora a condicionante dos rácios, considera-se fundamental que os problemas sejam analisados caso a caso, na sua peculiaridade, e que, em função das necessidades apuradas, se aja em conformidade”.

    O PSD, liderado por Vítor Martins, assume que é importante encontrar “uma resposta para as situações vigentes” mesmo que “temporariamente provisórias (como a disponibilização de transportes públicos por parte da Câmara Municipal de Aveiro, no caso da freguesia de Nossa Senhora de Fátima)”.

    O dirigente esteve na concentração popular de São Jacinto e diz já ter reunidos com autarcas locais e com o diretor executivo do Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Vouga, Pedro Almeida, que alega “impossibilidade de afetação de um médico a tempo inteiro à extensão de saúde” de Nossa Senhora de Fátima.

    Em São Jacinto, os utentes ficam sem médico até Agosto e podem recorrer ao posto da Murtosa com transporte garantido pela Junta de Freguesia mas o PSD diz que também aí os utentes de S. Jacinto só serão atendidos ao fim de semana, devendo os mesmos, durante a semana, dirigir-se ao Hospital de Aveiro.

     

     

    Tópicos: 

    Categoria: 



  • Gafanha de Aquém continua a pedir limitadores de velocidade nas principais vias de atravessamento.
    Qui, 21/06/2018 - 18:02

    A segunda ação de sensibilização na Gafanha de Aquém confrontou os condutores com o desrespeito pela velocidade máxima na Rua do Norte (40km/h) com os automobilistas a reconhecerem que a “via é muito perigosa”.

    Mas admitem “ser difícil não ultrapassar a velocidade pois não há redutores”. Esta é a mensagem forte que o coletivo popular transmite de mais uma ação de rua das três que estão programadas.

    Os promotores “nossa rua – nossa casa” afirmam que a autarquia “continua a ser evasiva” mas terá prometido analisar a questão dos redutores de velocidade pela Divisão de trânsito.

    A última ação de campanha será no próximo dia 27 de Junho a partir das 10h com apoio da GNR.

     

    Categoria: 



  • Ciclaveiro reafirma oposição ao estacionamento subterrâneo no Rossio.
    Qui, 21/06/2018 - 17:54

    A associação CICLAVEIRO assume “descontentamento” relativamente aos planos anunciados pela autarquia de Aveiro para a reabilitação do Rossio e Já depois de ter assumido oposição ao estacionamento subterrâneo, afirma que todo o processo “se encontra fragilizado desde a sua génese”, pelo facto de não ter havido, por parte da autarquia, “qualquer divulgação pública de fundamentação técnica ou estudos que justifiquem uma intervenção deste nível, muito menos a necessidade criação de um parque de estacionamento subterrâneo”.

    “Consideramos que a cidade não tem um problema de estacionamento, mas sim um problema de estacionamento ilegal, uma vez que para além de todo o estacionamento de superfície, os 3 parques subterrâneos disponíveis encontram-se permanentemente abaixo da sua lotação, enquanto as zonas destinadas a peões (incluindo os passeios) e as escassas faixas destinadas a bicicletas são ocupadas impunemente por veículos automóveis”.

    Não vê na ideia base a intenção de “promover a acessibilidade e melhorar as condições para os modos suaves de mobilidade” e diz detetar a manutenção da “pressão rodoviária”.

    Afirma-se defensora de um corredor sem tráfego motorizado integrando o Rossio, a Praça do Peixe, a Praça Melo Freitas e as várias artérias que os interligam.

    “Em resumo, parece-nos que falta neste projeto uma visão daquilo que constitui a tendência evolutiva das cidades modernas, crescentemente descarbonizadas e voltadas para a fruição pedonal e ciclável do espaço urbano, e um deficit igualmente notório de ponderação dos benefícios e prejuízos inevitavelmente decorrentes da construção do parque subterrâneo”.

     

    Categoria: 



  • Aveiro: PCP questiona Ministério da Saúde sobre processamento de salários no Centro Hospitalar do Baixo Vouga.
    Qui, 21/06/2018 - 17:44

    O PCP diz que os trabalhadores do Centro Hospitalar do Baixo Vouga foram confrontados esta manhã com o facto de os seus salários não terem ainda sido processados. Considera que se trata de uma falha “particularmente grave” por ser um problema repetido. “A isso acresce o facto de, neste caso, se tratar de um mês em que, além dos salários, os trabalhadores devem receber os subsídios de férias”, refere o PCP que se prepara para questionar o Ministério da Saúde para que se “apure cabalmente as causas desta falha” e se “tomem as medidas necessárias para que ela não aconteça novamente”.

     

    Categoria: 



  • Vagos: Município recebe provas de atletismo com futuras estrelas da modalidade.
    Qui, 21/06/2018 - 17:22

    Vagos vai receber nos próximos fins de semana os Campeonatos Nacionais de Sub 18 e Sub 20 em Atletismo que irão decorrer no Estádio Municipal.

    Provas na pista vaguense nos próximos dias 24 e 25 junho e no fim de semana 30 de Junho e 1 de julho no Estádio Municipal.

    Mais de 600 atletas deverão marcar presença longo no fim de semana de arranque com representações de todo o país. Apenas o distrito de Bragança não tem representação.

    Para a Federação de Atletismo este é um evento de prestígio e que faz jus ao esforço do distrito de Aveiro na promoção do atletismo. Jorge Vieira reconhece Vagos como Município com investimento no setor e defende que há uma matriz eclética nos clubes do distrito (com áudio)

    O Presidente da Câmara Municipal de Vagos fala de uma oportunidade para colocar Vagos no centro das atenções. Lembra que o atletismo tem a tradição de ser a modalidade Olímpica de melhores resultados no país e daqui irão sair jovens estrelas para o futuro do atletismo nacional.

    Estas competições em Vagos são também reconhecimento pelo investimento feito em infraestruturas (com áudio).

     

     

    Categoria: 



  • Nadadores Salvadores de vários pontos do país ajudam a garantir segurança nas praias da Barra e Costa Nova.
    Qui, 21/06/2018 - 17:05

    A segurança nas praias da região de Aveiro obrigou à “chamada” de nadadores de outros pontos do país e o alojamento acabou por exigir maior investimento das entidades que financiam a operação.

    O acordo foi assinado esta quinta e o responsável pela associação que gere os nadadores (ResgatÍlhavo) confirmou as dificuldades para garantir o pleno de meios.

    João André refere a necessidade de procurar Nadadores Salvadores fora da zona de Aveiro para garantir uma segurança adequada nas praias locais.

    Agradeceu o investimento da Autarquia, da Administração do Porto de Aveiro (praia Velha) e aos concessionários de praia que permitem “garantir alojamento, principalmente a essas pessoas” (com áudio)

    Fernando Caçoilo, Presidente da Câmara de Ílhavo, foca-se nas “boas condições em relação à qualidade” das praias e no investimento da CMI de 22 mil euros e de 1600 euros da APA, necessário para a manutenção desta qualidade de “Praia de Ouro”. Apesar disto, considera que o investimento “deve ser feito pelo Estado e não pelas autarquias” (com áudio).

    O presidente mostrou também o seu desagrado com a nova lei que obriga a que haja um contrato para os Nadadores Salvadores (NS), o que os prejudica na altura do seu primeiro emprego, uma vez que a maior parte são alunos que ocupam o seu verão nesta função de NS.

    Foram hoje hasteadas as bandeiras azul, praia acessível e praia para todos nas praias da Barra e da Costa Nova.

     

     

    Categoria: 



  • Novo nó de acesso às praias entra em funcionamento na semana de 7 a 13 de Julho.
    Qui, 21/06/2018 - 16:52

    A Câmara de Ílhavo anunciou, esta quinta, que a partir do próximo sábado a circulação será feita pela passagem inferior e que a partir de 13 de Julho o tabuleiro superior no acesso à ponte da Barra estará também disponível para circulação.

    Os acabamentos serão concluídos depois da época balnear. O autarca de Ílhavo, Fernando Caçoilo, passou esta tarde pelas obras e no estaleiro, em conferência de balanço, adiantou que sábado marca já o início da circulação na passagem inferior.

    Depois o tabuleiro superior será ativado na semana entre 7 e 13 de Julho para funcionar durante a época balnear e as obras sofrem um abrandamento. Terminada a época alta haverá regresso ao ativo para acabamentos e correções.

    Categoria: 



  • Certificação de competências quer entrar na média europeia.
    Qui, 21/06/2018 - 16:49

    O Delegado Regional do Centro do IEFP afirma-se otimista com a recuperação dos atrasos nos rácios da formação profissional. Portugal está abaixo da média europeia mas tenta recuperar posições na certificação de competências.

    A sede da AEVA recebeu a cerimónia formal de entrega de certificados e diplomas de processo RVCC realizados ao longo dos primeiros meses do ano no Centro Qualifica.

    O momento foi presidido pelo Delegado Regional do Centro do Instituto de Emprego e Formação Profissional, António Alberto Costa, contando ainda com a presença do Diretor do Centro Qualifica de Aveiro, Jorge de Almeida Castro.

    “Portugal está abaixo da média europeia, pese embora caminhe a “passo largo” na redução desse gap”, afirmou o delegado regional.

    Em resultado de um trabalho de parceria entre o tecido empresarial da região e a Associação para a Educação e Valorização da Região de Aveiro, o Centro Qualifica para a Região de Aveiro “tem tido um papel preponderante, comprometendo-se a valorizar a nossa região, qualificando as suas empresas”, referem os responsáveis locais da formação.

     

    Categoria: 



  • Vagos: Executivo reúne em Fonte de Angeão e Covão do Lobo.
    Qui, 21/06/2018 - 14:41

    A próxima reunião ordinária pública da Câmara Municipal de Vagos realiza-se, esta quinta-feira, dia 21 de junho, pelas 18h00, no edifício sede da Junta de Freguesia de Fonte de Angeão e Covão do Lobo.

    Na agenda estão temas como o Plano de Urbanização (PU) do Parque Empresarial de Soza; o protocolo de colaboração técnica e financeira entre o Fundo Ambiental, o Município de Vagos e a Agência Portuguesa do Ambiente; o protocolo de colaboração entre o Município de Vagos e o Núcleo Empresarial de Vagos para a Gestão das Atividades da Época Balnear 2018; a reconstrução de edifícios destruídos ou gravemente danificados nos incêndios (análise da proposta de delimitação das áreas de reconstrução urgente para indústria e habitação secundária) e a alteração ao Plano Diretor Municipal de Vagos.

     

    Categoria: 



  • "Tenho uma aspiração que é criar ambiente mobilizador e aberto à participação" - reitor da UA.
    Qui, 21/06/2018 - 12:28

    O Reitor da Universidade de Aveiro assume que a criação de um ambiente propício à inovação será sempre a maior conquista do mandato e afirma que daí virão depois condições para atingir metas traçadas no programa.

    Entrevistado pelo canal da UA, Paulo Jorge Ferreira reafirmou a internacionalização e a ligação à região como pilares da estratégia. Afirma confiança na dinâmica instalada e nas capacidades dos profissionais e dos alunos (com áudio)

     

     

     

    Tópicos: 

    Categoria: 



Font changer Font changer Font changer

Notícias

Concelhos

Publicite Aqui

Webfeel