• http://www.aveiro.com.pt

Diretório de Empresas


Publicite Aqui

Visitas

HojeHoje591
Esta SemanaEsta Semana3270
Este MêsEste Mês15450
TOTALTOTAL945314
Statistik created: 2019-08-22T11:04:49+00:00
Rádio TerraNova
Notícias
  • Nova associação cultural de Ílhavo apresenta-se no sábado.
    Qui, 22/08/2019 - 16:45

    A Associação Cultural AGIL, nova na cena cultural de Ílhavo, apresenta-se este sábado numa matiné que funciona como Feira de Arte, na sede da Confraria Camoniana de Ílhavo.

    A Associação Gráfica Ilhavense (AGIL) é uma nova associação cultural a constituir-se no município de Ílhavo e que gravita em torno da gráfica enquanto dispositivo de criação artística, de criação de conhecimento e motor de pensamento.

    Assume-se como “aliado” de todas as associações em atividade no município neste trabalho que é “criar comunidade, criar laços afetivos” e ajudar a cidade a ser um “bom lugar para viver”.

    David Calão explica que a gráfica é a reprsentação de um traço criativo (com áudio)

    Associação de jovens ao serviço da cultura em Ílhavo.

    Festa no sábado a partir das 14h no pátio da Confraria Camoniana de Ílhavo na Rua de Cimo de Vila (156) em Ílhavo.

    Com a sede em processo de recuperação, o evento de apresentação decorre na confraria camoniana que cede instalações para a matiné.

    Além da feira de autor, com vários artistas há espaço e tempo para música e gastronomia (com áudio)

     

     

     

     

    Tópicos: 

    Categoria: 



  • Abertura do Festival Dunas de São Jacinto assinala os 100 anos de presença Militar em São Jacinto.
    Qui, 22/08/2019 - 16:21

    O dia de abertura do Festival Dunas de São Jacinto, esta sexta, ficará marcado pela inauguração do monumento comemorativo dos 100 anos de presença Militar em São Jacinto.

    Esse momento simbólico está marcado para as 18h30 junto à Porta de Armas do Regimento de Infantaria n.º10, seguida por saltos de paraquedas a assinalar o momento.

    Depois da inauguração de um monumento à presença militar com a colocação de uma escultura de um paraquedista, no centro de Aveiro, agora a retribuição do Município com peça em São Jacinto.

    O primeiro dia do festival Dunas de São Jacinto promete colocar em destaque três espetáculos “Flyboards Show”, sempre às 23h45, onde quatro artistas internacionais farão acrobacias aéreas através do uso de pranchas voadoras, num sistema inovador utilizando as forças da água.

    Este espetáculo será acompanhado por uma dinâmica única de laser e um espetáculo de música sincronizado.

    Antes, pelas 22h00, ProfJam terá a honra de inaugurar o Palco Marginal, no primeiro dia de concertos, sendo que a noite termina com Mike El Nite a dar música à noite de verão de São Jacinto, a ter início já depois das 00h00.

    No sábado será a vez dos Wet Bed Gang presentearem o público com os seus maiores êxitos, seguido do DJ Tanko. No domingo, Fernando Daniel e os WhiteNoise encerram a edição 2019 do Festival Dunas de São Jacinto.

    O programa do Festival contempla atividades de carácter desportivo, ambiental e musical, sendo que algumas delas se vão desenvolver nos três dias, este ano com destaque para a ação piloto da Associação Patrulheiros na praia de São Jacinto e que visa sensibilizar a população e criar uma comunidade de voluntariado ambiental em Portugal.

    As aulas de surf e de stand up paddle (SUP) organizadas pelo Centro de Alto Rendimento de Surf (CAR Surf), o “Eco-Táxi”, voleibol de praia ou animações performativas na Avenida Marginal, são algumas das principais propostas para os três dias de festival.

    O “Sunset Ondulado” no novo Palco Dunas, junto à praia, todos os finais de tarde é outra das propostas atrativas para a edição 2019 do “Dunas”.

    Os valores ambientais são outra das apostas deste evento, sendo que neste primeiro dia de Festival, será possível aos mais novos participarem na atividade, “Aprende e não esquece: o Planeta agradece!”, uma atividade que se vai desenrolar na Praia de São Jacinto e que faz parte também do Programa Bandeira Azul 2018.

    A Caminhada pelos Trilhos da Reserva das Dunas de São Jacinto realiza-se também nos três dias, às 9h15 e as 16h15.

    A CMA em estreita parceria com a AveiroBus disponibiliza nos dias do evento, 23, 24 e 25 de agosto, um circuito especial de travessias com a redução do preço dos bilhetes em 50 por cento, para os festivaleiros que se deslocarem a pé, de bicicleta ou de autocarro (linha 13), facilitando desta forma as acessibilidades a São Jacinto, e a participação da população na 3.ª edição do “Festival Dunas”.

    Durante os três dias, o transporte fluvial assegurará a travessia do Forte da Barra para São Jacinto, com horários especiais durante todo o dia (ver tabela), destacando-se os horários alargados de regresso ao Forte da Barra às 00h00, 00h30, 01h00 e uma última travessia pela 01h30.

     

    Categoria: 



  • Aveiro: Taxa de ocupação da hotelaria perto dos 80% em Junho.
    Qui, 22/08/2019 - 16:11

    Dados da hotelaria nacional confirmam mais um ano de sucesso para o turismo.

    De acordo com o AHP Tourism Monitors, ferramenta exclusiva de recolha de dados da Hotelaria nacional trabalhados mensalmente pela Associação da Hotelaria de Portugal, em junho de 2019 a Taxa de Ocupação (TO) nacional fixou-se nos 81%, enquanto o preço médio por quarto ocupado (ARR) e o preço médio por quarto disponível (RevPar) registaram, ambos, um crescimento de 8%, face ao mesmo mês do ano anterior.

    Em junho de 2019, a TO em Portugal subiu 0,1 p.p., atingindo os 81%. Destaque para o crescimento expressivo neste indicador nos destinos Aveiro (mais 10,7 p.p.), Costa Azul (mais 7,1 p.p.) e Alentejo (mais 6 p.p.).

    Lisboa (89%), Açores (86%) e Grande Porto (83%) foram os que registaram a maior taxa de ocupação no mês de junho.

    Já quanto ao ARR, este subiu 2%, fixando-se nos 109 euros. Neste indicador, a destacar o crescimento de todos os destinos turísticos, à exceção do Algarve que manteve o mesmo ARR do ano anterior.

    O RevPar foi de 88 euros, mais 8% face ao período homólogo. Os destinos turísticos com o RevPar mais elevado foram Lisboa (120 euros), Grande Porto (91 euros) e Estoril/Sintra (80 euros).

    Aqui, há a registar o crescimento claro dos destinos Minho (mais 47%), Costa Azul (mais 41%) e Aveiro (mais 38%).

    Tanto no ARR e RevPar, há a salientar o crescimento de 17%, em ambos os indicadores, na categoria cinco estrelas a nível nacional.

    Cristina Siza Vieira, CEO da AHP, comenta que “em junho os grandes eventos mostraram ser, mais uma vez, muito importantes para a hotelaria nacional”.

    Durante o mês de junho de 2019, o destino turístico Aveiro apresentou uma variação positiva de 20% no ARR e o RevPar fixou-se nos 60 euros. A TO foi de 78%, mais 10,7 p.p. do que em junho de 2018.

    A AHP reestruturou a configuração dos destinos turísticos da Área Promocional Centro com vista a um melhor equilíbrio entre as várias regiões e conferir aos destinos que a integram uma maior equidade e rigor que permitirá melhorar a análise de performance.

    Esta Área promocional passa a ter uma nova composição: Destino turístico Aveiro, Destino turístico Coimbra, Destino turístico Beira Interior & Viseu, Destino turístico Oeste e Destino turístico Leiria/Fátima/Templários.

     

    Categoria: 



  • PAN acompanha preocupações do movimento de defesa da ria.
    Qui, 22/08/2019 - 14:14

    O cabeça do lista do PAN dá razão ao movimento Maria e também revela preocupação pelo âmbito do processo de dragagens.

    A análise das questões natureza ambiental com impacto na Ria de Aveiro esteve no centro de uma reunião que juntou os dirigentes do MARIA com o cabeça de lista pelo círculo eleitoral de Aveiro do PAN, Filipe Cayolla, às eleições legislativas de 06 de outubro.

    Realizada a pedido do dirigente do Partido Animais e Natureza, a reunião prolongou-se por cerca de duas horas, tendo o Movimento de Amigos da Ria de Aveiro feito uma caracterização dos problemas que, na sua perspetiva, merecem maior atenção dos decisores e dos poderes públicos.

    O tema do desassoreamento e, naturalmente, a extensão das atuais obras em curso às infraestruturas e marinas dos clubes náuticos e da pesca artesanal em todo o perímetro da laguna foi um dos assuntos relativamente aos quais houve consenso entre as duas partes.

    Também o futuro modelo de gestão da Ria de Aveiro foi uma matéria abordada no encontro, com o MARIA a considerar necessário que todos os diferentes setores e interesses presentes na laguna possam vir a estar de alguma forma representados naquele órgão.

    O PAN, por seu lado, garantiu estar atento ao impacto das alterações climáticas no ecossistema da Ria de Aveiro, sublinhando que este assunto merecerá do partido uma atenção especial e prioritária na próxima legislatura.

    Tópicos: 

    Categoria: 



  • Aveiro: "Vamos fazer um grande festival Dunas de São Jacinto" - Ribau Esteves.
    Qui, 22/08/2019 - 10:40

    Menos de 24 horas para o Festival Dunas de São Jacinto e a autarquia de Aveiro promete a melhor edição de sempre.

    Voos acrobáticos, simuladores de voo e corrida de drones são algumas das novidades para o evento no final de Agosto.

    A 3.ª edição, entre sexta e domingo, tem no PRIO Air Show, no sábado, dia 24, um dos momentos altos.

    Quem visitar o Festival nesta data vai poder ver Stands dedicados aos aficionados da aviação, uma área de “gaming” com simuladores de voo, uma zona de comidas e bebidas e assistir ainda a uma corrida de drones.

    O Festival Dunas de São Jacinto contará com 18 espetáculos, desde musicais, artes performativas e animação de rua e de praia, envolvendo toda a comunidade.

    Ao nível da Música um especial destaque para os espetáculos de ProfJam, na sexta, dos Wet Bed Gang, no sábado, e de Fernando Daniel, no domingo, dia 25, no Palco Marginal, sempre pelas 22 horas.

    Para além deste palco principal, o Festival terá um segundo palco denominado “Palco Dunas”, localizado no areal e onde serão desenvolvidas várias atividades durante os três dias do evento.

    O maior destaque das noites em São Jacinto vai para o Flyboards Show, onde quatro artistas internacionais farão acrobacias aéreas através do uso de flyboards num sistema inovador utilizando a força da água.

    Este espetáculo será acompanhado por uma dinâmica única de laser e um espetáculo de música sincronizado. Exibições, todas as noites, pelas 23h45, na baía de São Jacinto.

    Com um investimento aproximado de 170.000€, o Festival Dunas de São Jacinto, aposta em três dias de propostas culturais, desportivas e de lazer de acesso totalmente livre, que decorrerão por todo o território de São Jacinto.

    O Festival “Dunas de São Jacinto” garante um circuito especial de travessias do ferry a metade do preço.

    A Autarquia numa parceria com a AveiroBus irá disponibilizar um circuito especial de travessias com a redução do preço dos bilhetes em 50 por cento, para os festivaleiros que se deslocarem a pé, de bicicleta ou de autocarro (linha 13).

    Durante os três dias, o transporte fluvial assegurará a travessia do Forte da Barra para São Jacinto, com horários especiais durante todo o dia destacando-se os horários alargados de regresso ao Forte da Barra às 00h00, 00h30, 01h00 e uma última travessia pela 01h30.

    Este ano o destaque na programação na Avenida Marginal vai para os concertos e o “Flyboards Show”, nos três dias, sempre pelas 22h00 e 23h45 respetivamente.

    Ribau Esteves acredita que será a melhor edição de sempre (com áudio)

    O autarca de Aveiro destaca a iniciativa que valoriza valores ambientais a partir da dimensão cultural (com áudio)

    Categoria: 



  • Câmara de Aveiro lança duas “Open Calls” para Residência e Criação Artística relacionadas com o festival “Prisma” e o “CreArt”.
    Qui, 22/08/2019 - 09:20

    A Câmara de Aveiro lança duas “Open Calls” para Residência e Criação Artística relacionadas com o festival “Prisma” e o “CreArt”.

    Dois momentos considerados relevantes pela integração de redes internacionais e pela candidatura a capital europeia da cultura em 2027.

    “Calls” que apelam a participação da comunidade, “posicionando a Cultura e a Criatividade no centro da vida social, educativa, económica e urbana, abrindo-se à Europa e ao Mundo”.

    Numa iniciativa da Câmara Municipal de Aveiro, com a curadoria da “ARTshifters” tem aberta uma convocatória para uma Residência Artística destinada a artistas nacionais nas áreas das artes visuais, design, animação ou instalação interativa digital.

    Os artistas irão trabalhar na “VIC // Aveiro Artshouse” para produzir uma obra de arte, física ou digital, que recrie a identidade tradicional de Aveiro, tendo em conta a sua posição e projeção na Europa.

    A obra irá ser apresentada no novo evento da CMA com direção executiva do Teatro Aveirense, denominado Prisma – Art Light Tech, que se estreará na Cidade dos Canais nos dias 11 e 12 de outubro, assumindo a luz como o seu elemento central. a sua matéria prima de base para ser moldada pela arte.

    A convocatória está aberta a artistas nacionais ou que vivam e trabalhem em Portugal e deverá ser feito até ao próximo dia 8 de setembro, através do e-mail: vic@aveiroartshouse.com.

    O Prisma decorre a 11 e 12 de Outubro e está integrado numa semana dedicada à tecnologia que vai acontecer de 7 a 13 de outubro em Aveiro e que junta ainda o Criatech (7-13OUT) e o Techdays (10-12OUT).

    O evento combina várias instalações de arte contemporânea que incluem projeções, instalações e obras de som e luz e irá decorrer em vários espaços da cidade, com a presença de artistas de renome internacional.

    O Prisma virá fortalecer um ambiente inteligente para o crescimento das indústrias criativas em Aveiro, com base na cooperação entre criativos, estudantes, artistas e empresas.

    No âmbito da participação do Município de Aveiro no projeto CreArt 2 – Rede de Cidades para a Criação Artística - está aberta a “Open Call” para uma residência artística que contará com a participação de 3 artistas visuais provenientes das cidades parceiras do projeto.

    Sendo 2019 ano de realização da Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro e celebrando-se três décadas da realização deste evento central da cultura local, a organização quis orientar a residência para esta área artística.

    A Curadora escolhida é a Madina Zinganshina, (artista residente em Aveiro), curadora independente e promotora do projeto Art-Map, cuja edição piloto foi organizada com o Museu da Cidade de Aveiro.

     

    Categoria: 



  • Las Vegas premeia filme de Joaquim Pavão produzido em Avanca.
    Qui, 22/08/2019 - 09:08

    O filme “Antes que a noite venha – Falas de Antígona”, que Joaquim Pavão realizou durante o “Creative Film Workshops” do Festival Internacional de Cinema AVANCA, volta a ser premiado nos Estados Unidos da América, desta vez na cidade de Las Vegas.

    Os Vegas Movies Awards atribuíram Prémio de Excelência à Música Original de Joaquim Pavão e ao Produtor António Costa Valente.

    Distinguiram ainda o filme com os Prémios de Prestígio para a Melhor Curta Metragem Independente, Melhor Montagem de Joaquim Pavão, Melhor Guarda Roupa de Tucha Martins, Melhor Fotografia de José Oliveira e Melhor Atriz para Isabel Fernandes Pinto.

    Construído sobre o texto “Antes que a noite venha” de Eduarda Dionísio, este filme revela uma mulher que nos acompanha há vinte e cinco séculos, desde que Sófocles a apresentou à democracia ateniense, nas Grandes Dionisíacas.

    O filme transporta-nos à intimidade da mulher que ousou desafiar um déspota, na defesa da lei suprema do amor, revelando-nos contornos prováveis do Estado Democrático.

    Tendo sido protagonizado pela atriz Isabel Fernandes Pinto, que agora recebe a sua terceira distinção com esta obra, e pelo atores Rui Pena e Claudinei Garcia, o filme conta também com um “Coro”, constituido por Alfaia Dinoparlar, Angelo Castanheira, Bruna Herculano, Carolina Ferreira, Carolina Rodrigues, Daniela Cardoso, Inês Lopes, Isilda Mesquita, Ivan Pinho, Joana Madureira, Laure Givily, Lídia Roca Almor, Luciana Teixeira, Natália Costa, Paula Santos, Sandra Pereira e Susana Santos.

    Tendo sido o filme de abertura do 22º Festival internacional de Cinema AVANCA 2018, esta obra tinha sido rodado dois anos antes, durante a vigésima edição deste mesmo festival, tendo sido filmado no calor do verão, num amplo espaço de cultivo e nos limites de um pinhal em Avanca.

    Possuindo uma imagem particularmente expressiva que se transforma na pós-produção onde ganha negros impressionantes, tira especial partido da luminosidade captada no final de julho, justificando assim as cinco distinções atribuídas à imagem do filme em competições nos EUA, Reino Unido, Polónia e Portugal.

    Tendo sido seleccionado e exibido em diversos festivais de cinema, o filme “Antes que a noite venha – Falas de Antígona” acumula um total de 19 prémios e uma Menção Honrosa, a que se junta a nomeação para os Prémios SOPHIA na categoria de curta metragem de ficção.

    Entretanto Joaquim Pavão está a rodar um novo filme com curadoria de Álvaro Moreira e no contexto do Museu Internacional de Escultura de Santo Tirso.

    Sendo uma longa metragem, “Sculp” tem envolvido o trabalho de várias dezenas de atores e técnicos numa abordagem a uma narrativa que se entre-cruza com um espaço onírico onde as esculturas do Museu ganham uma expressividade inusitada.

    Joaquim Pavão procura ainda voltar ao texto de Eduarda Dionísio e filmar “Medeia”, uma forma de sequenciar o projeto que agora voltou a ser premiado e sobretudo explorar novos contextos estéticos de abordagem filmica.

     

    Categoria: 



  • Vagos: Executivo debate acordos para fornecimento de refeições.
    Qui, 22/08/2019 - 08:02

    O Executivo Municipal de Vagos reúne, esta quinta, em sessão pública, com o arranque do ano letivo na agenda.

    É o tema forte que leva a debate no executivo acordos de colaboração com o Colégio Diocesano de Nossa Senhora da Apresentação para Implementação do Programa de Generalização do Fornecimento de Refeições da Escola Básica de Calvão e Escola Básica de Quintã e com o Agrupamento de Escolas de Vagos para o Fornecimento de Refeições para os Alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico das Escolas Básicas Dr. João Rocha – Pai e de Lombomeão.

    Na agenda o acordo de colaboração para Parceria no Âmbito da Implementação das Atividades de Animação e Apoio à Família do Programa de Expansão e Desenvolvimento da Educação Pré-Escolar para os Alunos da Educação Pré-Escolar e o acordo de colaboração para parceria no Âmbito da Implementação das Atividades de Animação e Apoio à Família do Programa de Expansão e Desenvolvimento da Educação Pré-Escolar para os Alunos da Educação Pré-Escolar da Escola Básica de Fonte De Angeão.

    Destaque, ainda, para o protocolo de colaboração entre o Município de Vagos e o Agrupamento de Escolas de Vagos para a implementação das Atividades de Enriquecimento Curricular e para a contratação de Assistentes Operacionais com Funções de Auxiliares de Ação Educativa para o Serviço de Educação.

    Na agenda surge ainda um protocolo de cooperação sobre a Rota dos Moinhos de Portugal com os Municípios de Albergaria-a-Velha, Águeda, Nelas, Sever do Vouga e Vagos.

    Os trabalhos arrancam às 9h30 nos Paços do Concelho.

    Tópicos: 

    Categoria: 



  • Aveiro: "Nunca foi recusado tratamento a qualquer utente na urgência" - Isabel Custódio.
    Qua, 21/08/2019 - 17:25

    A compreensão da gestão de uma urgência hospitalar deve também chegar aos cidadãos para que entendam o sistema e os seus constrangimentos.

    A leitura é partilhada pelos profissionais do setor que lembram a existência de protocolos internacionais e processos de auditoria que servem de escrutínio.

    Em declarações ao programa “Hospitalidades Zona+”, na Rádio Terra Nova, os enfermeiros que lidam de perto com a pressão da urgência, dizem que ninguém fica por atender.

    Isabel Custódio afirma que é importante que os cidadãos tenham conhecimento do sistema (com áudio)

    Os enfermeiros confessam que há margem para melhorar e que as auditorias permitem avaliar procedimentos, registar anomalias e dar pistas para otimizar os serviços.

    A experiência vem demonstrar que há uma redução nos processos e que a qualificação de serviços segue no bom caminho.

    Os enfermeiros consideram que a auditoria é um mecanismo crucial e que dá garantias (com áudio)

    Nas mudanças operadas e nos mecanismos inseridos nas práticas hospitalares ganha preponderância o eletrocardiograma nos meios de diagnóstico cruciais em matéria de informação nas avaliações.

    Despistar questões cardíacas é uma aposta que nas urgências ganha relevo pelos tempos de espera e pela classificação da triagem.

    Isabel Custódio revela que se trata de um dos avanços mais significativos dos últimos anos (com áudio)

    Categoria: 



  • Murtosa: Autarquia reserva 270 mil euros para apoio em ação social escolar.
    Qua, 21/08/2019 - 16:50

    O Município da Murtosa prevê investir, no ano letivo que se avizinha, mais de 270.000 euros em ação social escolar, apoiando, desta forma, o esforço financeiro dos agregados familiares do concelho em matéria de educação.

    Promete alargar os apoios a ciclos de ensino que não estão sob alçada municipal.

    Assim, no que concerne ao 1º ciclo do ensino básico (do 1º ao 4º ano de escolaridade), o Município atribuirá a todos os alunos um auxílio económico de 60€, para aquisição de manuais, cadernos de atividades e material escolar.

    Todos os alunos que frequentem o 2º ciclo (5º e 6º anos) receberão um apoio de 80€, sendo 50€ destinados a comparticipar a aquisição de manuais e cadernos de atividades e 30€ para a aquisição de material escolar.

    Relativamente ao 3º ciclo (7º, 8º e 9º anos), a Câmara Municipal atribuirá, a todos os alunos, um apoio de 100€, sendo 70€ destinados a comparticipar a aquisição de manuais e cadernos de atividades e 30€ para a aquisição de material escolar.

    Recorde-se que o Município instituiu, de há quatro anos a esta parte, a atribuição de um bolsa de estudo de 400€ anuais a todos os alunos Murtoseiros que frequentem o ensino secundário na Escola Padre António Morais da Fonseca, uma medida que tem a pretensão de constituir um mecanismo de discriminação positiva para os jovens que decidam prosseguir os estudos secundários no seu próprio concelho.

    Os alunos carenciados do concelho que frequentem o ensino superior podem, igualmente, beneficiar de uma bolsa de estudo atribuída pelo Município, que ronda os 1115 euros anuais.

    A ação social escolar do Município passa também pela componente de apoio à família, para as crianças do pré-escolar pelo serviço de prolongamento de horário e na comparticipação das refeições escolares.

    O investimento associado ao serviço de refeições do pré-escolar e 1º ciclo, ascenderá a mais de 70.000€.

    A autarquia assume, igualmente, de forma integral, os custos com transportes escolares, a todos os alunos que sejam elegíveis para receber esse apoio, em todos os ciclos de ensino, prevendo-se um investimento, nesta área, de quase 50.000 euros.

    O regulamento de diferenciação positiva do exercício de atividade de bombeiro voluntário no Concelho da Murtosa contempla, igualmente, benefícios em termos de ação social escolar, sendo que, no ano letivo anterior, no que concerne a esta área, o Município atribuiu apoios que ascenderam a mais de 6.000 euros.

    Contas feitas, a autarquia reserva cerca de 270 mil euros para apoio escolar.

     

     

    Tópicos: 

    Categoria: 



Font changer Font changer Font changer

Notícias

Concelhos

Publicite Aqui

Webfeel