• http://www.aveiro.com.pt

Diretório de Empresas


Publicite Aqui

Visitas

HojeHoje668
Esta SemanaEsta Semana1510
Este MêsEste Mês17069
TOTALTOTAL851923
Statistik created: 2019-04-23T17:14:47+00:00
Rádio TerraNova
Notícias
  • Raquel Castro Madureira avança pelo CDS-PP de Aveiro às Europeias 2019.
    Ter, 23/04/2019 - 18:03

    Raquel Castro Madureira é a candidata indicada pela Comissão Política Distrital de Aveiro do CDS-PP às Europeias 2019.

    Natural de Aveiro, é casada e tem três filhos. É vice-presidente da Comissão Política Concelhia e da CPD de Aveiro do CDS.

    É atualmente professora auxiliar no Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo na Universidade de Aveiro, sendo doutorada em Engenharia Eletrotécnica pela mesma Universidade. Começou a sua atividade profissional no Instituto de Telecomunicações de Aveiro, passando posteriormente pela Philips Portuguesa e Sonae. Foi sócia fundadora e gerente da empresa spin-off da Universidade de Aveiro e de consultoria em telecomunicações, Radio Network Services and Systems, RN2S, Lda. e cocriadora da marca Escutar Portugal - áudio guias georreferenciados.

    No mandato 2013-2017 foi autarca eleita como vereadora executiva na Câmara Municipal de Aveiro. Representou o Município de Aveiro no conselho diretivo da Associação de Municípios do Carvoeiro e na Associação Informática da Região Centro (AIRC).

    Foi membro da comissão restrita da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, presidente do conselho estratégico da Reserva de São Jacinto e vogal do conselho de administração da ERSUC - Resíduos Sólidos do Centro, S.A..

    Em março 2019 foi eleita delegada distrital de Aveiro da Ordem dos Engenheiros.

    Categoria: 



  • Celebração do 25 de Abril une Associações de Aveiro.
    Ter, 23/04/2019 - 17:39

    Cerca de 40 Associações de Aveiro juntam-se para celebrar o aniversário do 25 de Abril.

    A programação já começou no dia 13 de Abril e vai 'viver' nos dias 24 e 25 os momentos altos com a inclusão das diferentes ações num Programa único. Em particular, a tarde de 25 de Abril, será animada na Praça Melo Freitas, no centro da cidade, em área dedicada aos 'mártires da liberdade'.

    António Duarte defende que os mais jovens "devem ser conhecedores da realidade e defender os valores de Abril". Diz que a programação tem essa vertente educativa de fazer perceber aos mais novos que "há valores a defender permanentemente porque não são garantidos". (com áudio)

     

     

    Categoria: 



  • 'Exercício Europeu “CASCADE’19”' foi apresentado hoje em Ílhavo.
    Ter, 23/04/2019 - 16:17

    Ílhavo recebeu hoje a apresentação do 'Exercício Europeu “CASCADE’19”'.

    Trata-se de um Exercício Europeu de Proteção Civil que ser realizará de 28 de Maio a 1 de Junho e é considerado "o maior de sempre" em território nacional.

    Organizado pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, com a colaboração da Direção-Geral da Autoridade Marítima e co-financiado pela União Europeia, irá mobilizar mais de 600 operacionais, de entre os quais equipas de 5 países europeus: Alemanha, Bélgica, Croácia, Espanha e França.

    O exercício decorre nos Distritos de Aveiro, Évora, Lisboa e Setúbal, em cerca de 20 localidades e abrangendo mais de 60 cenários distintos, explicou Patricia Gaspar, 2.ª Comandante Nacional da Protecção Civil. (com áudio)

    Patricia Gaspar reforçou a oportunidade e a importância deste exercício. (com áudio)

    Condições meteorológicas adversas, como precipitação muito intensa no Distrito de Aveiro, e um evento sísmico que afeta os Distritos de Évora, Lisboa e Setúbal, desencadeiam uma série de ocorrências em cascata, como cheias, poluição marítima, ruturas de barragens, acidentes químicos, colapso de estruturas, acidentes ferroviários e rodoviários, e incêndios urbanos, cujas consequências são danos materiais avultados e um número significativo de vítimas mortais.

    O Auditório do Museu Marítimo de Ílhavo recebeu hoje a Conferência Final de Planeamento, com a participação de dezenas de entidades nacionais e das equipas estrangeiras, seguida de visita a alguns dos cenários do Distrito de Aveiro.

    Em Ílhavo, o Presidente da Câmara, Fernando Caçoilo garantiu apoio total a esta acção de grande dimensão. (com áudio)

    Categoria: 



  • Movimento feminista nas celebrações do 1º de Maio e 25 de Abril.
    Ter, 23/04/2019 - 15:52

    Juntas, movimento feminista de Aveiro, integra a “Maré Feminista" com mais 16 colectivos no país nas celebrações do 25 de Abril e do 1º de Maio.

    O 25 de abril e o 1.º de maio este ano estão na agenda feminista. As comemorações populares e as manifestações destes dias vão contar com a presença dos 17 coletivos feministas e LGBTI+ que assinaram o manifesto “Maré Feminista pela Liberdade e pela Justiça Social”.

    Aveiro, Lisboa, Porto e Viseu são algumas das cidades com iniciativas previstas. Em Aveiro, a Juntas integrará a manifestação que desce a Avenida Lourenço Peixinho desde a estação de caminhos-de-ferro e apela à participação nas comemorações populares do 25 de abril e 1.º de maio.

    O objetivo das iniciativas “Maré Feminista” é continuar a lutar pelo fim da violência contras as mulheres e, nestas datas em particular, fazer ações de unidade feminista pela liberdade, contra o discurso do ódio e pelos direitos sociais.

    “As mulheres sofrem a desigualdade salarial, a dupla jornada de trabalho, com a desigualdade na repartição do trabalho doméstico, e são as principais vítimas do assédio sexual no trabalho. Ao mesmo tempo são a maioria no desemprego, na precariedade e nos baixos salários” afirma o manifesto assinado por 17 coletivos feministas e LGBTI+ (UNi+, UMAR, Por Todas Nós, Plataforma Mulheres do Brasil, Plataforma Já Marchavas, Juntas, INMUNE, ILGA, GAT, Festival Feminista de Lisboa, FEMfdup, Femafro, Colectivo Feminista de Letras, Casa Qui, Capazes, Associação Plano i, AMPLOS).

     

    Categoria: 



  • Aveiro: Autarquia inaugura placa toponímia evocativa de Carlos Candal e Assembleia evoca o 25 de Abril.
    Ter, 23/04/2019 - 15:45

    A Assembleia Municipal de Aveiro promove uma sessão solene comemorativa dos 45 anos do 25 de Abril.

    Agendou para a noite desta quinta (25), às 21h00, no edifício da antiga Capitania do Porto de Aveiro uma sessão solene.

    O programa conta com discursos do Presidente da Assembleia Municipal, Luís Souto, do Presidente da Câmara Municipal, José Ribau Esteves, e de representantes dos seis partidos políticos representados na Assembleia Municipal (PSD, PS, CDS-PP, BE, PCP e PAN).

    Esta sessão é também evocativa dos Presidentes da Assembleia Municipal de Aveiro, tendo como orador convidado Jorge Arroteia e fazendo a alocução como representante dos Presidentes da Assembleia Municipal de Aveiro, Regina Bastos.

    Um pouco antes, às 20h45, terá lugar o descerramento da placa toponímia evocativa de Carlos Candal, junto à rotunda da bandeira nacional, na Avenida da Força Aérea.

     

    Categoria: 



  • Volante desenvolvido na Universidade de Aveiro alerta condutores fatigados.
    Ter, 23/04/2019 - 14:47

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) desenvolveu uma capa para volantes que monitoriza os sinais vitais do condutor e o avisa, em caso de grande fadiga, que é altura de parar e descansar.

    Desenvolvida com uma técnica que permite integrar dispositivos eletrónicos à base de grafeno diretamente em fibras têxteis mantendo o especto, a flexibilidade e o toque do tecido, a capa do volante permite medir nas mãos dos condutores durante qualquer viagem – e, em especial, as viagens mais longas – a resposta galvânica da pele.

    Por outras palavras, os sensores acoplados na capa registam a condutividade elétrica da pele, uma propriedade que funciona como um indicador do estado psicológico e fisiológico dos indivíduos, permitindo identificar o indivíduo, alterações na condutividade e relaciona-las com padrões de comportamento humano.

    Captados pela capa desenvolvida no CICECO – Instituto de Materiais de Aveiro (uma das unidades de investigação das UA), os sinais são analisados em tempo real por um algoritmo desenvolvido no Instituto Superior Técnico e no Instituto de Telecomunicações, no polo de Lisboa, pela equipa da investigadora Ana Fred. Este, ao analisar os dados, reconhece ou não sinais associados à fadiga. Havendo cansaço, o sistema espoleta um alerta para o telemóvel ou para o smartwatch do condutor.

    Atualmente, explica a investigadora Helena Alves, “o protótipo transmite os dados via bluetooth, o que permite a emissão de notificações, por exemplo, para um telemóvel ou smartwatch”. A coordenadora do projeto antevê que, num futuro próximo, “será possível convergir para cenários em que o sistema está ligado diretamente ao veículo e é o próprio computador de bordo a apresentar as notificações ou a alterar o comportamento do mesmo”.

    “O stress é efetivamente um perigo potencial na estrada. No entanto, os principais riscos que se pretendem prevenir com este trabalho são as distrações e, em especial, a fadiga ao volante”, explica a investigadora.

    Nesse sentido, “sistemas que contribuam para avaliar o estado dos condutores no que diz respeito a cansaço e outros parâmetros biomédicos poderão ter um grande valor acrescentado ao nível da segurança rodoviária”. A estes sistemas, desvenda Helena Alves, “podem ser acopladas outras medidas de segurança adicionais, tais como feedback sob a forma de áudio ou vibrações para recuperar a atenção do condutor ou até mesmo provocar a imobilização do veículo”.

     

    Texto e foto: UA

    Categoria: 



  • Exposição 'Ílhavo, Terra Milenar' e livro 'Últimos Terranovas Portugueses' são "duas peças" que enriquecem a história de Ílhavo.
    Ter, 23/04/2019 - 12:27

    A Exposição 'Ílhavo, Terra Milenar: do Paleolítico à atualidade, herança arqueológica' patente na Casa da Cultura de Ílhavo e o lançamento do livro 'Últimos Terranovas Portugueses', de Senos da Fonseca, são duas peças que enriquecem a história de Ílhavo.

    Convicção do autarca de Ílhavo no dia de Feriado marcado pela apresentação à comunidade de achados arqueológicos e um livro que retrata a história da pesca do bacalhau.

    Fernando Caçoilo afirma um “carinho” especial dos serviços municipais pela obra. (com áudio)

    A obra sobre a história da pesca do bacalhau mereceu a intervenção do Capitão Manuel Machado, decano dos capitães à linha da 'Faina Maior', que realça o carácter inovador colocado pelos portugueses na atividade. (com áudio)

    Senos da Fonseca afirma-se realizado pelo lançamento daquela que sempre sonhou ser a grande obra sobre a pesca do bacalhau.

    O autor, engenheiro de profissão que tem dedicado as duas últimas décadas à investigação, fala da 'Faina Maior' como uma marca do tempo e da história de Ílhavo. (com áudio)

    Categoria: 



  • Murtosa: Passeio da Primavera adiado para sábado.
    Ter, 23/04/2019 - 11:55

    Pela segunda vez, a Câmara da Murtosa foi obrigada a alterar a programação do passeio de primavera.

    Tendo em consideração as condições meteorológicas desfavoráveis previstas para a próxima quinta-feira, feriado, dia 25 de abril, com forte pluviosidade, o Município da Murtosa tomou a decisão de adiar novamente a iniciativa “Primavera Ciclável 2019”, desta feita para o próximo sábado, dia 27 de abril, pelas 14H30. As inscrições já efetuadas, continuarão válidas para a nova data.

    À semelhança do ano anterior, a “Primavera Ciclável” associa-se ao “Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância”, uma iniciativa de sensibilização, organizada localmente pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Murtosa (CPCJM), em parceria com o Câmara Municipal.

    A "Primavera Ciclável tem ponto de encontro marcado para o Parque Municipal da Saldida, por volta das 14H30.

    O passeio cicloturistico passará pelos percursos da natureza do Concelho, terminando novamente no Parque Municipal.

     

    Tópicos: 

    Categoria: 



  • Ílhavo: Circuito de surf do Norte chega à praia da Barra.
    Ter, 23/04/2019 - 11:45

    A praia da Barra recebe, no próximo fim de semana, o circuito de surf do Norte.

    É já nos dias 27 e 28 de Abril que o Circuito Surf do Norte regressa às praias da região, numa organização da Associação de Surf de Aveiro em conjunto com a Federação Portuguesa de Surf e a Câmara Municipal de Ílhavo.

    Será a Praia da Barra a receber a 5ª e decisiva etapa deste circuito que teve a sua primeira edição em 2009, com o propósito de desenvolver o Surf a nível competitivo na região norte de Portugal, assim como permitir aos competidores e aos treinadores a possibilidade de partilharem conhecimentos e experiências.

    Esta etapa irá atribuir o acesso às finalíssimas nacionais que definem os campeões nacionais juniores, nas categorias sub 12, sub 14, sub 16, sub18, feminino e masculina, da Federação Portuguesa de Surf.

    Em 2019 o Circuito Surf do Norte já passou por Viana do Castelo, Azurara, Porto e Espinho terminando na Praia da Barra durante o próximo fim-de-semana.. 

    Tópicos: 

    Categoria: 



  • Murtosa: Mestre Marco Silva já trabalha na construção de um novo moliceiro.
    Ter, 23/04/2019 - 11:16

    Depois do “Presidente”, a Murtosa dará, em breve, mais um barco moliceiro tradicional à Ria de Aveiro. O “Conquistador” está em fase de construção pelas mãos de mestre Marco Silva, na Torreira.

    A embarcação que aos poucos vai ganhando forma, é propriedade de Márcio Nunes e Domingos Mole, dois cunhados naturais e residentes na Murtosa, que embarcaram juntos na aventura de construir um barco moliceiro de raiz.

    A construção do “Conquistador” consolida a tendência de aumento do número de moliceiros tradicionais, com capacidade para navegarem à vela em “ria aberta”, depois de um período de declínio.

    Antecederam o “Conquistador” as embarcações “Marco Silva”, de Marco Silva, em 2015, “Um Sonho”, de José Rebelo, em 2016, “Ferreira Nunes”, de António Nunes, em 2018 e “O Presidente” da empresa Terra d’Água, já este ano.

    A autarquia da Murtosa já falou em motivo de “regozijo” na medida em esta operação “representa mais um passo na preservação do barco moliceiro”e afirmação da Murtosa “enquanto território que é, simultaneamente, o Coração da Ria e a Pátria do Moliceiro”.

    Tópicos: 

    Categoria: 



Font changer Font changer Font changer

Notícias

Concelhos

Publicite Aqui

Webfeel