Jornal de Notícias - Economia
|
-
Trabalhadores podem pedir novo apoio extraordinário
O novo apoio extraordinário ao rendimento dos trabalhadores, aprovado com o Orçamento do Estado, vai poder ser pedido junto da Segurança Social apenas a partir de fevereiro e relativo a janeiro. A regra é a de que os pedidos sejam feitos no mês seguinte àquele a que digam respeito, segundo regulamentação publicada ontem.
-
Rescisão de contratos de grávidas e pais em licença aumentou 20% na pandemia
A rescisão de contratos de grávidas e de pais em gozo de licença parental cresceu 20% em 2020 face a 2019, tendo em abril, o segundo mês da pandemia, registado um crescimento de 124%, adiantou Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego.
-
Carris sem profissionais suficientes para garantir horários de inverno
O vereador da Mobilidade da Câmara de Lisboa explicou que as alterações horárias anunciadas pela Carris esta terça-feira devem-se à falta de motoristas disponíveis para trabalhar, devido ao agravamento da pandemia de covid-19.
-
Isabel dos Santos terá mesmo de pagar mais de 270 milhões de euros à Sonangol
O Tribunal de Recurso de Paris decidiu esta terça-feira a favor da PT Ventures (Sonangol), no âmbito do processo de anulação interposto pela Vidatel, da empresária angolana Isabel dos Santos, que terá de pagar 339,4 milhões de dólares (278 milhões de euros).
-
Governo prevê comboio de alta velocidade Lisboa-Madrid até final de 2023
O Governo anunciou, esta terça-feira, estar em construção a ligação ferroviária de alta velocidade entre Lisboa e Madrid, que estará concluída até dezembro de 2023, com o objetivo de "ligar o país" e não apenas as capitais portuguesa e espanhola.
-
Autoridade da Concorrência dá "luz verde" a OPA obrigatória da Pluris sobre Media Capital
A Autoridade da Concorrência (AdC) deu esta terça-feira "luz verde" à operação de concentração da oferta pública de aquisição (OPA) obrigatória lançada pela Pluris sobre Media Capital, por não ser suscetível de criar "entraves significativos à concorrência".
-
Está de volta a "Rainha do Fumeiro": digital, mas com sabor tradicional
A pandemia veio alterar muita coisa. Eventos foram cancelados e algumas tradições viram-se comprometidas pelos tempos que vivemos. Ainda assim, houve quem se conseguisse reinventar e fazer deste ano o melhor possível. Foi o caso da Feira do Fumeiro.
-
Mais de 22 mil empresas aderiram ao lay-off simplificado em janeiro
Mais de 22 mil empresas obrigadas a encerrar ou suspender a atividade devido ao novo confinamento aderiram ao lay-off simplificado, anunciou esta terça-feira o Instituto da Segurança Social (ISS), garantindo que os apoios serão pagos na quinta-feira.
-
FMI piora a previsão de crescimento da zona euro em 2021
O Fundo Monetário Internacional (FMI) piorou as previsões de crescimento da zona euro em um ponto percentual, esperando agora uma recuperação de 4,2% em 2021, de acordo com a atualização das Previsões Económicas Mundiais divulgada esta terça-feira.
-
Nem todo o gel desinfetante pode ser deduzido no IRS. Saiba as regras
As especificidades técnicas a que deve obedecer o gel desinfetante, para a respetiva compra ser deduzida à coleta do IRS, e beneficiar de taxa reduzida do IVA, foram definidas por despacho esta terça-feira publicado em Diário da República.
-
Planos prestacionais para dívidas de IRS e IRC em cobrança executiva
A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) vai disponibilizar de forma automática planos de pagamento a prestações para dívidas de IRS e IRC até cinco mil e 10 mil euros, respetivamente, que se encontrem já em fase de cobrança coerciva.
-
Restauração pede a GNR e a PSP para não dificultarem "take away"
A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) apelou esta segunda-feira às forças de segurança para não dificultarem o funcionamento dos restaurantes com "take-away" e entregas ao domicílio, indicando que a lei permite os horários normais.
|