O Illiabum vai fazer do jogo do próximo fim de semana, na Proliga, jogo de famílias.
Devido à gestão de voos do Lusitânia dos Açores, a partida será em horário diferente do habitual, no domingo, às 10h30, no Pavilhão Capitão Adriano Nordeste.
A formação de Ílhavo segue na liderança da zona norte com 4 pontos (duas vitórias) e o Lusitânia acumula duas derrotas.
Alunos do Agrupamento de Escolas não pagam para ver a partida a contar para a terceira jornada da Proliga.
Sérgio Lopes despede-se do mandato autárquico na Câmara e transita para a Assembleia Municipal e no dia da última reunião do mandato, em que desempenhou funções de Vereador de Oposição, eleito pelo Partido Socialista, em Ílhavo, assinala publicamente “orgulho” pelos oito anos de exercício desta tarefa em representação dos cidadãos.
“Foi uma honra ter tido esta oportunidade e estou grato àqueles que nos confiaram esta missão”.
Numa nota de despedida, o vereador recorda o contacto com autarcas da Câmara, Assembleia Municipal, Assembleias de Freguesia e Juntas e funcionários municipais.
“No exercício desta função, cruzei-me com muitos cidadãos de exceção e, independentemente das divergências salutares da vida democrática, estou certo de que nos moveu sempre, acima de tudo, o superior interesse do Município e dos nossos conterrâneos”. O vereador entrou neste mandato em substituição de Eduardo Conde deixando claro que procurou assumir uma “oposição responsável”.
“Não uso o plural como instrumento retórico, porque apesar de ser o único Vereador do PS, nunca desenvolvi trabalho sozinho. Estive sempre articulado com os órgãos e os demais autarcas do meu Partido, em trabalho de equipa. Criticámos quando tínhamos que criticar, sempre com sugestão de caminho alternativo; apoiámos quando concordámos; viabilizámos quando o que estava em causa era a estabilidade da governação; chumbámos quando se impunha manter intacto o melhor interesse para o Município e os munícipes”.
Na hora da saída revela que não conseguiu que as reuniões estivessem “mais próximas dos eleitores” e em “respeito pelas minorias”, “devido à obstrução da maioria UpF”. Lamenta que as reuniões tenham passado para o horário da manhã, “prejudicando a presença do público”, e sem transmissão em direto e com “excesso de reuniões de caráter privado, face ao necessário”.
“Seria um exercício de hipocrisia política se tecesse loas de bom relacionamento político com a maioria UpF, que se comportou como sendo absoluta, apesar de relativa, e repetiu os tiques das maiorias anteriores, de autoritarismo e fechamento sobre si própria. Mas esforçámo-nos por manter um bom relacionamento institucional. O diálogo fez falta, com prejuízo para o Município.
Cumpria a quem liderou, criar esse espaço, que só existiu em casos extremos. Que neste novo ciclo outros saibam fazê-lo, sabendo-se que é de quem lidera que mais depende o sucesso dos processos de diálogo que, neste quadro político fragmentado, são cada vez mais importantes para que se faça o tanto que há a fazer pelo concelho”.
No rescaldo das eleições saúda os eleitos assinalando a segunda mudança aos comandos da autarquia em quatro anos decidida por um eleitorado “em busca de protagonistas que lhes entreguem políticas e posturas distintas”.
“No dia 12 de outubro, a maioria dos eleitores reprovou o rumo seguido nos últimos quatro anos, manifestando que não foi o UpF essa força motriz da mudança que se desejava, portanto, exige-se a quem venceu agora saber interpretar a sua vitória como um mandato de mudança. O contexto de maioria relativa, novamente resultante da vontade popular, é bem expressivo de que os ilhavenses desejam ação autárquica suportada no diálogo e na convergência de diferentes perspetivas, como forma de construir uma política municipal deste tempo”.
Para o PS reserva um espaço de “oposição responsável” capaz de “dar o seu contributo ao serviço da igualdade de oportunidades, do reforço da escola pública, da saúde de qualidade para todos, da habitação digna e acessível para os que podem menos e para os remediados, do espaço público inclusivo e vivo, da sustentabilidade ambiental, do comércio da nossa gente, da comunidade empoderada”.
O Clube de Albergaria defronta o Destreza Aventura em jogo da segunda eliminatória da Taça de Portugal em futebol feminino.
Sorteio realizou-se esta quarta-feira leva o Clube de Albergaria, da II divisão nacional, a casa de um clube do quarto escalão, da cidade de Barcelos.
Num confronto entre equipas do distrito de Aveiro destaca-se o jogo entre JuveForce e Lusitânia Lourosa.
O CD Paços Brandão recebe o FC Alverca Há 44 equipas em prova já com emblemas de II divisão.
As da Liga entram na ronda seguinte.
O sorteio ditou, entre outros, a visita do FC Porto a Oliveira do Douro e a receção do FC Famalicão ao A-dos-Francos.
A segunda eliminatória da Taça de Portugal Feminina Generali Tranquilidade está agendada para 1 e 2 de novembro de 2025.
O CA segue em terceiro no nacional da II divisão, atrás de Porto e Gil Vicente num ano em que luta pelo regresso ao escalão maior mas onde enfrenta a concorrência do FC Porto.
Aveiro recebe, no dias 1 e 2 de Novembro, o maior evento de fitness do país.
O Portugal Fit instala-se no Parque de Exposições de Aveiro reunindo milhares de participantes, profissionais e marcas do setor.
Mais do que um evento, o Portugal Fit é uma celebração do fitness em todas as suas formas, do treino em grupo à competição funcional, passando pela formação e partilha de conhecimento entre profissionais.
O evento agrega três grandes momentos: Les Mills Experience, RFM Performance Manz Games e o Encontro Nacional de Proprietários de Clubes e Ginásios. A Les Mills Experience volta a reunir instrutores e entusiastas de todo o país num espetáculo de luz, som e energia.
As mais recentes coreografias e lançamentos oficiais dos programas Les Mills serão apresentados ao vivo, conduzidos por uma equipa de instrutores de topo.
Os RFM Performance Manz Games combinam corrida, treino funcional e resistência num formato inovador e acessível a todos.
A prova é composta por sete estações funcionais, intercaladas por corridas de 600 metros, desafiando força, resistência e técnica dos participantes.
Cada atleta compete com chip de controlo de tempo, garantindo precisão e transparência nos resultados.
No final, todos poderão consultar o seu tempo e o ranking global por categoria. Inserido no Portugal Fit, o Encontro Nacional de Proprietários decorre no dia 1 de novembro e constitui um fórum exclusivo para diretores e gestores de clubes e ginásios de todo o país.
O evento oferece um dia de partilha e networking com palestras inspiradoras, debates e casos práticos sobre os principais desafios do setor.
No sábado à noite, entre as 22h00 e a 01h00, realiza-se a Les Mills Party, uma festa inesquecível onde o ritmo e a energia não param.
Mas esta celebração traz também uma missão solidária.
Se forem atingidos 1000 participantes, a organização fará um donativo de 1000€ à CERCIAV.
Paralelamente, haverá uma área solidária de vestuário Portugal Fit, onde os participantes poderão escolher peças de edições anteriores (t-shirts, casacos, mochilas, etc.) e contribuir com um donativo livre, revertendo integralmente a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Centro.
“O Portugal Fit é mais do que um evento. É uma comunidade. Aqui reunimos pessoas de todo o país com uma paixão comum: o movimento. Queremos inspirar, unir e mostrar que o fitness é para todos, enquanto contribuímos para causas solidárias que fazem a diferença”, refere Mário Costa, Diretor de Marketing, Comunicação e Eventos do Grupo MANZ.
O Município de Albergaria-a-Velha apresenta o livro “A Arte Retabular nas Igrejas Paroquiais do Concelho de Albergaria-a-Velha”, dos investigadores António Leandro e Maria Clara de Paiva Vide Marques.
A sessão tem lugar no Posto de Turismo/ Espaço de Exposições – Casa Alameda, às 16h30, e é de participação gratuita.
O Concelho de Albergaria-a-Velha é detentor de um vasto e valioso património artístico e religioso, com as suas igrejas a guardarem, no seu interior, um legado de grande riqueza: a arte sacra, que nos revela séculos de devoção, criatividade e identidade comunitária.
Este estudo, publicado em livro, incide sobre a análise dos diferentes retábulos em talha dourada e policromada que adornam os espaços interiores de oito edifícios religiosos: Igreja Paroquial de Santa Cruz (Albergaria-a-Velha); Igreja Paroquial de Santa Marinha (Alquerubim); Igreja Paroquial de Nossa Senhora das Neves (Angeja); Igreja Paroquial de São Vicente (Branca); Igreja Paroquial de São Paio (Frossos); Igreja Paroquial de São João Batista (São João de Loure); Igreja Paroquial de São Tiago (Ribeira de Fráguas); e Igreja de Santa Eulália (Valmaior).
“Marca singular da evolução dos estilos artísticos e das diferentes produções nacionais, regionais e locais, a arte retabular no Concelho de Albergaria-a-Velha constitui, ao mesmo tempo, a expressão de um sentido devocional e catequético e a manifestação da relação, ao longo dos tempos, entre as gentes Albergarienses e a Entidade Divina, independentemente das jurisdições paroquiais, arciprestais ou diocesanas de cada comunidade”, referem os autores na introdução da obra.
A GNR de Sangalhos deteve, na passada terça-feira, um homem, de 57 anos, por tráfico de estupefacientes e falsificação de documentos, no concelho de Anadia.
Detenção ocorreu no âmbito de uma ação de fiscalização rodoviária levada a cabo naquele concelho, durante a qual os militares da Guarda abordaram um veículo cujo condutor apresentou um título de condução espanhol falso.
No decurso das diligências, foi ainda apurado que o suspeito se encontrava na posse de produto estupefaciente, culminando na sua detenção.
Da intervenção resultou a apreensão de 2 980 euros em numerário; 30,1 doses de cocaína; 3,3 doses de heroína; 2,6 doses de haxixe e o falso título de condução.
Esta ação contou com o reforço dos militares do Posto Territorial de Anadia e Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Anadia.
Assinalam-se hoje os 36 anos em comunidade intermunicipal mas a festa fica para sábado.
Celebração no dia 18, às 16h, no CER, com estreia do documentário “A sulcar a ria: embarcações da ria de Aveiro”, produzido para a capital portuguesa da cultura 2024.
Segue-se, às 17h, o concerto com a Orquestra das Beiras dirigida pelo maestro convidado Aarón Zapico
Mantém-se a tradição.
A Orquestra das Beiras associa-se às comemorações do Dia da Região com um programa constituído por “autênticas pérolas” do período Barroco.
Este concerto, dirigido pelo maestro convidado Aarón Zapico, inicia-se com a Suite Orquestral nº 3 de Johann Sebastian Bach.
Jan Dismas Zelenka será o compositor seguinte a ser revisitado e a grande descoberta deste concerto.
Nascido na Boémia (atual Chéquia), a sua música tem sido recuperada nos últimos anos para gáudio dos amantes do Barroco, tratando-se inequivocamente de um dos génios deste período.
Rodrigo Carreto é um Tenor Português com uma já profícua e sempre ascendente carreira internacional, e irá interpretar este virtuosíssimo Motete Gaude Laetare.
O concerto terminará com a Cantata BWV 15 atribuída a Johann Sebastian Bach durante anos e fazendo parte do seu catálogo.
Porém, investigadores terão chegado recentemente à conclusão que terá sido composta por um primo seu, Johann Ludwig Bach, tratando-se de uma rara oportunidade de escutar esta obra.
Ribau Esteves despede-se esta quinta das reuniões do executivo municipal em Aveiro.
Última reunião do mandato com deliberação sobre a assinatura do contrato para a elaboração do projeto de execução do loteamento dos terrenos da antiga lota de Aveiro.
O autarca que se despede deixa mais um dossiê encaminhado no momento em que a nova maioria, com quatro eleitos, terá de encontrar soluções de consenso para os dossiês uma vez que PS e Chega dispõem de mais eleitos (5).
Na agenda está a informação sobre decisões do Tribunal Administrativo que não deu provimento à providência cautelar apresentada por Alberto Souto de Miranda para a demolição da antiga sede da CERCIAV.
A alteração do gestor de contratos programa e protocolos de cooperação financeira celebrados com as entidades da área cultural e/ou recreativa, bem como os de defesa e promoção do património; a atribuição de habitação na Urbanização de Santiago e realojamento de um agregado familiar residente num anexo implantado nas antigas instalações da Cerciav e apoios sociais marcam a agenda.
O executivo municipal de Ílhavo reúne, esta quinta, na última sessão do mandato.
Será em reunião à porta fechada com uma agenda assente nas empreitadas em curso em vários locais do concelho (escolas, centros de saúde, pavimentações, dragagens e saneamento) e apoios sociais.
Os trabalhos que assinalam a despedida de João Campolargo da condição de maioria decorrem a partir das 10h no edifício dos Paços do Concelho.
O ciclo OuTonalidades – circuito português de música ao vivo leva ao Cineteatro Alba Gamblin’ Sam.
Cantor, compositor e harmonicista, Samuel Parrança, um eterno apaixonado por música, nasce na cidade de Aveiro em 1984.
Desde muito jovem que o seu percurso é traçado pela música e em prol da música. Vocalista dos Moonshiners, dos Blows e dos Saucy Bastards, com participações nos Underdogs, Ghosts of Port Royal e Johnny Blues Band. Partilhou palco com Samuel Úria e Legendary Tiger Man.
No projeto Gamblin’ Sam toca a solo e em modo acústico. Influenciado pela música country, rock e blues, aventura-se agora neste percurso solitário
O café-concerto, com início às 22h00, é de entrada gratuita.