• http://www.aveiro.com.pt

Diretório de Empresas


Publicite Aqui

Visitas

HojeHoje2912
Esta SemanaEsta Semana7929
Este MêsEste Mês46585
TOTALTOTAL3975054
Statistik created: 2026-02-18T13:21:24+00:00
Rádio TerraNova
Notícias Terranova
  • Parlamento dos Jovens debate literacia financeira.
    Parlamento dos Jovens debate literacia financeira. carlos_teixeira

    Os deputados socialistas eleitos pelo Círculo Eleitoral de Aveiro concluíram as sessões do Parlamento dos Jovens em 12 escolas do distrito, que envolveram centenas de jovens em debates sobre o funcionamento da Assembleia da República e sobre Literacia Financeira.

    Susana Correia, Hugo Oliveira, Filipe Neto Brandão e Lia Ferreira tiveram a oportunidade de explicar aos jovens do ensino básico e secundário como funciona a eleição dos deputados para a Assembleia da República, quais as suas competências, como se organizam os trabalhos parlamentares e o processo legislativo, o que são as comissões parlamentares e sobre que áreas se debruçam.

    Na segunda parte da sessão, a discussão foi em torno da Literacia Financeira, tema definido para esta edição do Parlamento dos Jovens e considerado essencial para a formação dos alunos.

    De forma “simples e acessível”, os deputados falaram sobre o planeamento e gestão de um orçamento, a poupança e o investimento, como prevenir a fraude ou o que é a inflação e a importância de estar bem informado e de participar ativamente.

    O Programa Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, de escolas do ensino público, particular e cooperativo do Continente, das Regiões Autónomas e dos círculos da Europa e de Fora da Europa.


     

    Categoria
    Tópicos
    Concelho
    Tipo de Destaque
    Imagem / video
    Imagem
    parlamento dos jovens debate literacia financeira


  • Universidade de Aveiro promove Conferência Nacional em Justiça Ambiental.
    Universidade de Aveiro promove Conferência Nacional em Justiça Ambiental. carlos_teixeira

    A Universidade de Aveiro está a organizar a I Conferência Nacional em Justiça Ambiental.

    Evento esta quinta e sexta, dias 19 e 20 de fevereiro, em ação inédita em Portugal que visa promover o debate e a reflexão em torno dos desafios e oportunidades relacionados com a justiça ambiental.

    Esta conferência reunirá um conjunto alargado de especialistas, incluindo investigadores, gestores públicos, agentes políticos e representantes de organizações da sociedade civil, com atuação em áreas como o ambiente, a saúde e o direito.

    Num momento em que as questões ambientais assumem uma crescente relevância social e política, esta iniciativa propõe-se discutir as múltiplas dimensões da justiça ambiental no contexto nacional.

    Aborda as implicações sociais e económicas, a sua relação com os direitos humanos, as dinâmicas de planeamento e governação, bem como os enquadramentos legais e as políticas públicas com impacto na justiça social e ambiental.


     

    Categoria
    Concelho
    Tipo de Destaque
    Imagem / video
    Imagem
    Universidade de Aveiro recebe concurso regional de ideias de negócio.


  • Município de Ílhavo avança com regulamento do programa “Criar Raízes”
    Município de Ílhavo avança com regulamento do programa “Criar Raízes” carlos_teixeira

    O Município de Ílhavo avança com regulamento do programa “Criar Raízes”

    Está lançado o procedimento de elaboração do Regulamento Municipal do programa “Criar Raízes”, uma iniciativa que pretende valorizar a natalidade, reforçar o sentimento de identidade e pertença à comunidade e promover a sustentabilidade demográfica do concelho.

    O programa prevê a criação de um conjunto integrado de medidas de apoio às famílias, articulando ações simbólicas e estruturantes associadas ao nascimento ou processo de adoção de cada criança registada no Município de Ílhavo, nomeadamente a oferta de um kit de nascimento, a plantação de uma árvore autóctone por cada novo ilhavense e o apoio a despesas em cuidados, serviços ou produtos de puericultura durante o primeiro ano de vida (ou registo) da criança.

    A autarquia explica que a iniciativa enquadra-se na estratégia municipal de valorização do capital humano e de coesão social, respondendo aos desafios demográficos e ao envelhecimento da população.

    A plantação de árvores associadas ao nascimento simboliza essa ligação social e cultural entre comunidade, território e futuro.

    O regulamento municipal está, nesta fase, em elaboração e seguirá, posteriormente, para consulta pública.

    Estas normas visam clarificar e determinar os objetivos e procedimentos que permitirão concretizar e disponibilizar às famílias ilhavenses este programa.


     

    Categoria
    Tópicos
    Concelho
    Tipo de Destaque
    Imagem / video
    Imagem
    tomada de posse regressa ao salao nobre dos Paços do Concelho


  • Universidade de Aveiro assinala 60 anos do programa “Cinco Minutos Jazz”.
    Universidade de Aveiro assinala 60 anos do programa “Cinco Minutos Jazz”. carlos_teixeira

    A Universidade de Aveiro assinala os 60 anos do “Cinco Minutos Jazz”.

    Iniciativa do Centro de Estudos de Jazz está marcada para dia 21 de fevereiro de 2026, a partir das 14h00, nos 60 anos de fundação do “Cinco Minutos de Jazz”, programa assinado pelo divulgador José Duarte (1938-2023) e o mais longevo e resistente da rádio em Portugal.

    Fundado na Rádio Renascença, passou pela Rádio Comercial e teve a sua última morada na Antena 1.

    Num país onde o jazz demorou a ganhar chão, o “Cinco Minutos de Jazz” foi uma janela sonora diária para a descoberta.

    Em poucos minutos, José Duarte tornou o jazz “habitual”.

    Fê-lo entrar nas rotinas, nas viagens de carro, nos intervalos do dia, ajudou a formar um gosto e curiosidade por um certo tipo de jazz, em várias gerações de ouvintes.

    A sua importância mede-se também pela continuidade.

    Ao longo de 57 anos, José Duarte ajudou a divulgar músicos e projetos, a contextualizar repertórios e histórias, e a construir uma memória sonora do jazz, cruzando tradição e contemporaneidade.

    Num formato curto fez um trabalho imenso talvez porque – como dizia o seu autor – “eram só cinco minutos”.

    O programa deste evento de dia 21 de fevereiro inicia-se com uma visita guiada à exposição “Corpo&Alma”, pelas mãos e pelo olhar do seu curador, Ivo Martins com início às 14h00, no CEJ.

    Segue-se uma conversa em torno do programa radiofónico “Cinco Minutos de Jazz”, mediada por João Carlos Callixto (RTP), que terá lugar no Auditório Helder Castanheira, com início previsto para as 15h00.

    Num formato de “cinco minutos”, a conversa conta com a participação de António Curvelo (crítico de jazz), Leonel Santos (Jazz Logical), Pedro Tadeu (jornalista, Antena 1) Nuno Catarino (crítico de jazz, Público), Dina Isabel (Rádio Renascença), Pedro Rocha Santos (Jazz.pt), Rui Miguel Abreu (Notas Azuis, Antena 3), José Miguel Pereira (Jazz ao Centro), João Pedro Brandão (PortaJazz) Beatriz Vieira (PortaJazz), Carlos Azevedo (Compositor e pianista de Jazz), Paulo Perfeito (Orquestra de Jazz de Espinho, vice-presidente da ESMAE) e os investigadores Helder Bruno Martins e Beatriz Nunes.

    O Combo Jazz da UA, sob a direção de João Martins, terá uma participação especial no evento.

    Pelas 17h00, terá lugar a assinatura do protocolo de doação do acervo de Carlos Martins ao CEJ, que encerra o programa.

    De nacionalidade portuguesa, Carlos Martins nasceu no Uruguai e teve um percurso profissional sempre ligado ao jornalismo musical e cultural, inicialmente como radialista e também na imprensa, como o britânico Jazz Journal International.

    A sua relação com a rádio, e a sua paixão pelo jazz, começaram em 1963, ainda no Uruguai.

    Foi nessa altura que iniciou a sua coleção de jazz então constituída por discos de vinil e que amplificou com a sua chegada à Europa em 1982.

    Carlos Martins doou ao CEJ parte da sua coleção em 2008.

    A comemoração dos 60 anos da primeira edição do “Cinco Minutos de Jazz” marca, igualmente, o ponto zero da edição de 2026 do Campus Jazz, festival de jazz da Universidade de Aveiro, que começará a 30 de abril, Dia Internacional do Jazz.

    Este festival inclui o Concurso Internacional de Jazz, dirigido a jovens músicos emergentes, cujas candidaturas se iniciam a 1 de março.

    O Campus Jazz, promovido pela UA, realça a importância e singularidade do CEJ.


     

    Categoria
    Tópicos
    Concelho
    Tipo de Destaque
    Imagem / video
    Imagem
    Universidade de Aveiro de luto pelo falecimento de José Duarte.


  • Ílhavo: Faleceu Irene Ribau Esteves antiga autarca da Gafanha da Encarnação.
    Ílhavo: Faleceu Irene Ribau Esteves antiga autarca da Gafanha da Encarnação. carlos_teixeira

    Morreu Irene Ribau Esteves.

    A antiga autarca da Gafanha da Encarnação faleceu aos 91 anos.

    Foi a primeira e única mulher a exercer funções autárquicas de liderança, durante mais de 40 anos, no Município, até à eleição, em 2025, de Daniela Pimentel para a Junta da Gafanha do Carmo.

    A mulher que marcou a política ilhavense no último quartel do século passado, governou a Junta e foi deputada municipal, para além de ter influenciado gerações de novos políticos, com destaque para o surgimento de José Ribau Esteves na vida autárquica, desde terna idade, por influência da progenitora.

    Natural e residente na Gafanha da Encarnação, Irene Ribau, antiga presidente da Junta de Freguesia da Gafanha da Encarnação, vai a sepultar esta quinta-feira em cerimónia marcada para as 15h, na Capela Mortuária da Gafanha da Encarnação.


     

    Categoria
    Tópicos
    Concelho
    Tipo de Destaque
    Imagem / video
    Imagem
    faleceu irene ribau esteves


  • Miguel Faria assume liderança da capitania do Porto de Aveiro.
    Miguel Faria assume liderança da capitania do Porto de Aveiro. carlos_teixeira

    Miguel Faria assumiu esta manhã a liderança da capitania do Porto de Aveiro.

    O largo do Farol da Barra foi o local escolhido para formalizar a tomada de posse do novo responsável pela capitania e Comandante-local da Polícia Marítima de Aveiro.

    Sucede no cargo a Ricardo Guerreiro.

    A capitania gere o território desde Cortegaça até Mira com tutela sobre portos, rios, rias e lagoas.

    Tem a seu cargo a área da Ria de Aveiro e o Rio Vouga.

    Categoria
    Tópicos
    Concelho
    Tipo de Destaque
    Imagem / video
    Imagem
    Miguel Faria assumiu esta manhã a liderança da capitania do Porto de Aveiro


  • Aveiro: Freguesia de São Jacinto pede estabilidade nos transportes.
    Aveiro: Freguesia de São Jacinto pede estabilidade nos transportes. carlos_teixeira

    A presidente da Junta de Freguesia de São Jacinto define transportes, reabertura do parque de campismo e a requalificação da marginal como essenciais ao futuro da freguesia.

    Cristina Gonçalves discursou na cerimónia evocativa do 71º aniversário da freguesia.

    Salienta estes pilares como fundamentais na dinamização económica.

    Manifestou confiança na liderança de Luís Souto Miranda mas apelou à concretização de projetos com destaque para o fortalecimento das ligações fluviais que continuam a levantar muitas interrogações.

    Categoria
    Concelho
    Tipo de Destaque
    Imagem / video
    Imagem
    sao jacinto celebrou 71º aniversário da freguesia


  • Anadia pede declaração do Estado de Calamidade.
    Anadia pede declaração do Estado de Calamidade. carlos_teixeira

    Anadia pede declaração do Estado de Calamidade.

    O Município enviou um ofício ao primeiro-ministro, Luís Montenegro, a solicitar a integração do concelho na lista dos municípios em Estado de Calamidade, na sequência da passagem da tempestade Kristin.

    Na missiva, o presidente da Câmara Municipal, Jorge Sampaio, refere “danos expressivos” em infraestruturas municipais, equipamentos públicos, vias de comunicação, bem como prejuízos relevantes em propriedades privadas, atividades económicas.

    O autarca alerta ainda para o impacto na capacidade operacional dos serviços municipais de proteção civil.

    Jorge Sampaio sublinha ainda que a ausência de enquadramento formal no referido Estado de Calamidade coloca Anadia “numa posição de particular vulnerabilidade”, limitando o acesso a mecanismos de apoio financeiro e logístico indispensáveis à reposição da normalidade.

    O Município pede a implementação de medidas específicas de apoio, nomeadamente uma avaliação técnica célere dos danos; apoios financeiros extraordinários para reparações de infraestruturas e equipamentos; reforço dos meios de proteção civil; e a criação de instrumentos excecionais que permitam responder, de forma eficaz, às consequências da intempérie.

    O ofício foi igualmente remetido ao Presidente da República, aos Ministros da Economia e da Coesão Territorial, das Infraestruturas e Habitação e à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC).

    Categoria
    Tópicos
    Concelho
    Tipo de Destaque
    Imagem / video
    Imagem
    mau tempo deixa familia desalojada em Vagos


  • Vista Alegre: 4ª edição do Cross de São Salvador está agendada para este domingo no parque da Murteira
    Vista Alegre: 4ª edição do Cross de São Salvador está agendada para este domingo no parque da Murteira carlos_teixeira

    A 4ª edição do Cross de São Salvador está agendada para este domingo no parque da Murteira na vista Alegre.

    Iniciativa tem vindo a crescer e a ganhar novos adeptos.

    A paisagem lagunar e os trilhos da zona da Vista Alegre servem de palco a esta iniciativa que conta com organização conjunta da Junta de Freguesia de São Salvador e da associação cultural e desportiva “Os Ílhavos” com apoio da Associação de Atletismo de Aveiro.

    Num primeiro momento, a partir das 09h30, há Mini Cross para escalões de de formação (de sub10 a sub18) e a prova principal a partir das 11h para seniores e veteranos.

    Federados, populares e agrupamentos escolares podem inscrever-se nas diferentes provas.

    O secretariado da prova funciona das 8h30 às 10h30.

    Categoria
    Concelho
    Tipo de Destaque
    Imagem / video
    Imagem
    Cross São Salvador reuniu 250 atletas.


  • Festa do Leitão e do Espumante Bairrada acontece a 7 de março em Lisboa.
    Festa do Leitão e do Espumante Bairrada acontece a 7 de março em Lisboa. carlos_teixeira

    A Festa do Leitão e do Espumante Bairrada acontece a 7 de março em Lisboa.

    Evento na Praça Beato decorre, em contínuo, das 12h00 às 18h00, com mais de 40 referências de espumante, três restaurantes da Bairrada e duas provas comentadas e uma conversa-debate para alimentar o conhecimento.

    As Festas do Produto são já eventos âncora da Praça Beato, o cosmopolita espaço do Beato Innovation District, em Lisboa.

    Depois da dinâmica Festa do Azeite (Novo) e do Bacalhau, no final do ano, é agora tempo de celebrar os dois mais emblemáticos produtos da Bairrada.


     

    Categoria
    Tópicos
    Concelho
    Tipo de Destaque
    Imagem / video
    Imagem
    Águeda: Festa do Leitão abre portas esta quinta-feira.


Font changer Font changer Font changer

Notícias

Concelhos

Publicite Aqui

Webfeel