-
D Orfeu apresenta espetáculo final de Projeto Comunitário.
O espetáculo final do Projeto Comunitário OCA está marcado para o próximo domingo, 18 de junho, às 17h00, no Parque Municipal da Alta Vila, em Águeda.
Um trabalho criativo da d'Orfeu AC, em conjunto com dezenas de participantes de várias escolas e instituições do concelho, numa sonora homenagem à arte cerâmica.
Durante cerca de oito meses, os formadores João Pratas e Luís Carvalho, dinamizaram sessões de formação semanais nas sedes das entidades parceiras do projeto: Bela Vista - Centro de Educação Integrada, CERCIAG, Escola do Adro, Escola Básica de Aguada de Cima, Escola Secundária Marques de Castilho, LAAC, Santa Casa da Misericórdia de Águeda e Universidade Sénior de Águeda.
Paralelamente, no Espaço d'Orfeu, decorreram sessões abertas à comunidade, onde marcaram presença vários participantes de diferentes faixas etárias.O Projeto OCA tem um forte cariz social, envolvendo crianças e adultos, de diferentes contextos e em situação de exclusão social.
Aproveitando o contexto histórico local, o projeto envolveu também profissionais de cerâmica, artesãos que trabalham o barro como matéria-prima, para construírem instrumentos únicos fazendo do som a matéria-mãe desta grande orquestra, onde as ocarinas são protagonistas.
No dia 18 junho, às 17h00, no Parque Municipal da Alta Vila, realiza-se o espetáculo de apresentação deste primeiro ano do Projeto OCA.
A entrada é livre e toda a comunidade está convidada a assistir, podendo levar lanche e ficar para um piquenique no parque, após o espetáculo.
-
Museu Marítimo inaugura exposição sobre presença de plástico nos oceanos.
A exposição “Plasticus Maritimus - uma espécie invasora”, de Ana Pêgo, vai ser inaugurada, esta quinta-feira, dia 8 de junho – Dia Mundial dos Oceanos, às 21h30, no Museu Marítimo de Ílhavo.
Plasticus Maritimus é a nova espécie exótica que tem vindo a crescer em todas as praias e oceanos.
Com uma infinidade de formas, cores e tamanhos, as suas maiores características, representa uma grande ameaça para a fauna marítima e, por consequência, para o Homem.
De uma forma simples e colorida pretende-se, nesta exposição, que os visitantes tomem consciência do grande problema do lixo marítimo, alertando-os, através de exemplos desta espécie, para quantidade e variedade de alguns objetos que dão diariamente à costa nas praias.
A exposição estará patente no Museu Marítimo de Ílhavo até dia 7 de janeiro de 2024.
Ana Pêgo estudou Biologia Marinha e Pescas na Universidade do Algarve.
É no ano de 2012 que começa a dedicar-se à educação ambiental, fundindo a arte com a ciência.
A crescente preocupação com o lixo marítimo levou a bióloga a aprofundar conhecimentos e a criar projetos educativos com esse tema, é dessa preocupação que nasce, em dezembro de 2015, Plasticus Maritimus, projeto que partilha, de forma artística e educativa, os achados das nossas praias.
A inauguração da exposição será o mote para a Conversa de Mar “Para um uso mais sensato dos Plásticos”.
Ana Pêgo participa nesta conversa em dia de entrega simbólica das recolhas de lixo realizadas com a Brigada Verde, da CERCIAV, e apresentação do Projeto de Comunidade “Azul Petróleo”, com Rui Queiroz de Matos e Alexandre Simões.
-
Escolas apresentam "a minha sinfonia" na Casa da Cultura.
“A Minha Sinfonia" regressa à Casa da Cultura de Ílhavo com "Sons Portugueses".
Perto de 400 crianças do 1º ciclo do ensino básico do Município de Ílhavo sobem ao palco da Casa da Cultura de Ílhavo este fim de semana, dias 9, 10 e 11 de junho, para apresentar mais um espetáculo de “A Minha Sinfonia".
Sob o tema "Sons Portugueses", os concertos decorrem no âmbito do projeto de Atividade de Enriquecimento Curricular (AEC) do Ensino da Música e visam revelar às famílias e amigos o trabalho desenvolvido por alunos e professores ao longo do ano letivo.
Na estreia, agendada para esta sexta-feira, às 21h30, atuarão os alunos das Escolas Básicas da Chousa Velha, Légua, Coutada, Vale de Ílhavo e Pranto, do Agrupamento de Escolas de Ílhavo.
No sábado, dia 10, à mesma hora, sobem ao palco os alunos das Escolas Básicas da Cale da Vila, Santa Maria Manuela, Marinha Velha, Cambeia, Chave e Barra, do Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré.
No domingo, dia 11, a encerrar "A minha Sinfonia", o espetáculo inicia às 18h e terá como protagonistas os alunos das Escolas Básicas da Gafanha da Encarnação Norte, Gafanha da Encarnação Centro, Gafanha da Encarnação Sul, Gafanha do Carmo e Costa Nova, do Agrupamento de Escolas da Gafanha da Encarnação e das EB de Ílhavo e Gafanha de Aquém, do Agrupamento de Escolas de Ílhavo.
Os bilhetes estão disponíveis na Casa da Cultura de Ílhavo e na Fábrica das ideias da Gafanha da Nazaré com um custo simbólico de 1 euro (a entrada não é permitida a menores de 3 anos).
A receita dos concertos reverte a favor da Associação Aquém Renasce.
-
Marcha LGBTI+ de Aveiro na rua este sábado.
A Organização da Marcha LGBTI+ de Aveiro anuncia que o evento está marcado para sábado.
É a 5ª Edição desta marcha que celebra os valores da igualdade.
A concentração terá início a partir das 16h30 no Largo da Estação da CP de Aveiro. O início da Marcha terá lugar pelas 17H.
Com leitura de manifestos às 18h na Praça do Marquês de Pombal.
Este ano há evento pós-marcha, a Rainbow Party, com início pelas 19H no Café Amizade.
-
PSP: Ladrão preso em SM Feira.
Na sequência de uma investigação pelos crimes de furto (em interior de estabelecimento e em veiculo), levada a cabo pelo Comando Distrital de Aveiro, através da brigada de Investigação Criminal de Santa Maria da Feira, hoje de manhã foi identificado um homem, de 40 anos, por suspeita de ter cometido os furtos.
O suspeito foi abordado na via pública pelos polícias, quando se encontrava para apanhar um táxi, com duas malas, que continham no seu interior 33 garrafas de vinho de diversas marcas, várias ferramentas, um computador portátil, uma impressora, carteiras, diversos documentos pessoais e cartões de crédito, artigos que foram apreendidos por suspeita de terem sido os furtados.
-
Piscinas de La Salette abertas "ao mergulho" a partir de 19 de Junho.
É já a partir do dia 19 de junho que as piscinas de La Salette vão abrir portas aos veraneantes, dando continuidade a uma tradição de recreio e lazer que não pode faltar no concelho, durante o Verão, no local mais emblemático da nossa cidade, o edílico parque de La Salette. Serão praticados dois períodos de horários, flexibilizando as oportunidades para que os seus visitantes se refresquem, ou simplesmente, descontraiam enquanto desfrutam do sol e da paisagem envolvente. Quanto aos preços, para as crianças dos 0 aos 5 anos, a entrada é gratuita, já dos 6 aos 17 os preços variam entre os 3 euros, correspondentes à utilização parcial (manhã ou tarde), e os 4 euros, para usufruir de um dia inteiro de utilização. Para os maiores de 18 anos e seguindo a mesma lógica, os preços variam entre os 3 e os 4 euros, dependendo do tempo de permanência. Há, no entanto, um conjunto de isenções regulamentadas e aprovadas em reunião de Câmara, concretamente, para a utilização especial por utentes do Cartão Municipal Sénior, férias desportivas de escolas, instituições, juntas de freguesia ou associações (sujeitas a marcação prévia), GNR, Bombeiros Voluntários e jovens com menos de 29 anos no Dia Mundial da Juventude (12 de agosto). As piscinas estarão abertas ao público até ao dia 10 de setembro de 2023 para proporcionar um verão em cheio nos dias mais longos e quentes do ano, onde poderá desfrutar com amigos ou em família de excelentes momentos de convívio e diversão.
-
AdRA: 'Viagem ao Mundo da Água da Torneira'.
No seguimento da atividade “A Importância da Água em Aveiro”, todas as turmas do 3.º ano do 1.º ciclo, vão participar na atividade, incluída nas celebrações do Dia Mundial do Ambiente. A 'Viagem ao Mundo da Água da Torneira', que resulta da colaboração entre a Câmara de Aveiro e a AdRA, inclui uma sessão de 'aquaRelax' e uma peça de teatro, encenada e desenvolvida por Ivo Prata e João André Lourenço, "na qual a aventura da água desde a natureza até às torneiras das nossas casas é recriada em palco". Antes do início do espetáculo, as turmas vencedoras do concurso de expressão plástica 'A importância da água em Aveiro' receberão os prémios que reverterão para o respetivo agrupamento escolar.
-
Proteção Civil alerta para agravamento do estado do tempo.
A Autoridade de Proteção Civil alerta para o agravemento do estado do tempo.
Na base do aviso está a informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera que prevê até sexta-feira, dia 9 de junho, precipitação por vezes forte com condições para queda de granizo e trovoada a partir da tarde de hoje na região Norte, generalizando a todo território amanhã (08JUN).
A fase de maior intensidade será amanhã nas regiões Norte e Centro em especial a partir da tarde.
O vento é do quadrante sul a intensificar durante esta quinta-feira.
Foi deixado alerta para a possível ocorrência de inundações em zonas urbanas.
São as consequências da depressão Óscar que passou com intensidade por Madeira e Açores e que deverá atravessar o continente sem o mesmo grau de violência.
-
Sporting de Aveiro pede plano geral para lota, rua do sal e postos náuticos.
A direção da secção de vela do Sporting de Aveiro dá nota positiva ao trabalho que venceu o concurso de ideias para o futuro da lota mas assume que gostaria de ver substutída alguma da carga construtiva por áreas que pudessem servir a náutica e zonas de lazer.
Nuno Silva diz que o futuro da vela em Aveiro vai depender de mais áreas de ancoradouro, novas áreas sem seco para embarcações e ações de formação, algo que as atuais instalações do clube já não conseguem suportar.
Num olhar sobre essa frente lagunar, o dirigente apelou a que a autarquia possa estudar o futuro da lota e todo o circuito da rua do Sal de forma integrada.
Admite que pavilhões náuticos e centro de educação ambiental estão ao mesmo tempo perto da cidade e desgarrados.
Pede, por isso, um plano que consiga enquadrar toda a área (com áudio)
O Sporting de Aveiro acredita que a cidade aos poucos se está a voltar para a laguna mas ainda com possibilidades de melhorar.
Criar novas estruturas flutuantes, junto ao posto náutico, nas margens da rua do Sal, é uma aposta que ainda não está ganha e que enfrenta a burocracia própria de zonas ribeirinhas.
Para crescer vai ser necessário continuar a investir na melhoria de estruturas e no enquadramento geral daquela zona (com áudio)
Entrevista ao responsável pela secção náutica do Sporting de Aveiro para ouvir às 19h.
-
"Fórum Aveiro é uma referência para várias gerações" - António Afonso (diretor).
O Fórum Aveiro celebra os 25 anos da abertura com uma exposição temática.
De 7 de junho a 31 de julho, o Forum Aveiro vai ser palco da exposição de arte urbana “GaleRia”, numa união entre a tradição e os marcos mais icónicos de Aveiro e a modernidade da arte urbana.
André da Loba, Catarina Glam, Francisco Fonseca, Kruella d’Enfer e Los Pepes Studio são os artistas que convidam os visitantes do shopping para uma viagem pela sua interpretação artística dos pontos históricos, turísticos e mais característicos da região de Aveiro: a ria, as salinas, os moliceiros, os palheiros da Costa Nova e as bicicletas.
Uma casa de Ílhavo invertida, um “homem moliceiro” tridimensional ou uma colorida instalação com bicicletas, são alguns dos exemplos das peças que estarão em exposição.
António Afonso, diretor do Forum Aveiro, lembra que esta área comercial passou a ser centro da vida social e marca para diferentes gerações (com áudio)
As obras da exposição, que revelam diferentes expressões artísticas de Aveiro, estarão patentes no Piso 1 do Forum Aveiro.
Encontram-se em áreas de circulação.
Depois de galeria comercial a céu aberto, o Fórum é também galeria de arte (com áudio)
|