• http://www.aveiro.com.pt

Diretório de Empresas


Publicite Aqui

Visitas

HojeHoje396
Esta SemanaEsta Semana7275
Este MêsEste Mês24361
TOTALTOTAL2612013
Statistik created: 2024-05-19T10:20:13+00:00
Rádio TerraNova
Notícias
  • Aveiro: Mercado da Primavera da Cruz Vermelha Portuguesa decorre este fim de semana.
    Sáb, 18/05/2024 - 12:45

    A Cruz Vermelha Portuguesa promove a segunda edição do Mercado Primavera.

    Voluntários, parceiros e outras entidades juntam-se num evento convívio com atividades musicais, dança, teatro, rastreios, ações sensibilização, workshops, feirinhas de variados produtos, comida e bebida.

    Será ainda uma oportunidade de poder apresentar as instalações da CVP em Aveiro.

    O evento decorre este fim de semana, sábado e domingo, entre as 11h e as 18h.

    Sessão de abertura com Ana Leite, presidente da delegação local da CVP.

    Segue-se às 11h30 no “juramento de compromisso”, e uma tarde de atividades culturais e recreativas.

    Categoria: 



  • Águeda: Reabilitação de casas em Vale Domingos vai custar cerca de 2,5 milhões de euros.
    Sáb, 18/05/2024 - 12:42

    A reabilitação de bairro em Vale Domingos vai custar cerca de 2,5 milhões de euros.

    É o valor base do concurso público para a requalificação de 30 apartamentos devolutos.

    A Câmara de Águeda lançou, esta quinta-feira, em reunião do Executivo Municipal, o concurso público para a reabilitação de 30 apartamentos no Bairro de Vale Domingos, na União das Freguesias de Águeda e Borralha, por um preço base de 2,5 milhões de euros (acrescidos de IVA) e um prazo de execução de 545 dias (cerca de um ano e meio).

    Este projeto, que integra a Estratégia Local de Habitação (ELH) do concelho de Águeda, diz respeito à reabilitação de 30 apartamentos devolutos (14 de tipologia T2, 12 de tipologia T3 e 4 de tipologia T4), todos com dois pisos e logradouro na parte exterior da parcela.

    A empreitada destina-se a melhorar as condições de habitabilidade dos apartamentos, no que respeita à condição física, climatização e eficiência energética dos edifícios, assim como na garantia de acessibilidade generalizada para pessoas com mobilidade reduzida, tanto internamente nos apartamentos como no acesso da via pública às habitações.

    A obra deverá ser executada por fases, sendo que na primeira serão requalificados três T2, três T3 e um T4, que servirão de suporte para o realojamento temporário das famílias que terão de sair das suas casas durante as respetivas obras.

    Refira-se que esta é uma das empreitadas que integra a ELH do Concelho de Águeda e que foi submetida, com um conjunto de outros projetos, a candidaturas ao Programa de Apoio ao Acesso à Habitação – 1.º Direito, financiado a 100% no âmbito do PRR.

    Nesta fase, foram submetidas candidaturas para a construção e reabilitação de 125 habitações em todo o concelho, que representam um investimento global de 14,8 milhões de euros.

     

    Categoria: 



  • Aveiro: “Contos na Eira” no Auditório da Sociedade Musical de Santa Cecília em "cultura perto de si".
    Sáb, 18/05/2024 - 11:05

    “Cultura perto de Si” vai às freguesias de Aveiro.

    Este domingo, dia 19 de maio, às 17h00, apresentação da última sessão de “Contos na Eira” no Auditório da Sociedade Musical de Santa Cecília, na freguesia de São Bernardo.

    No dia 26 de maio, domingo, pelas 17h00, haverá Teatro de Marionetas e Sombras “Alforria: a vida numa carroça”, pela Companhia Boca de Cão, no Centro Social de Requeixo, na freguesia de Requeixo, Nossa Senhora de Fátima e Nariz.

    Trata-se de um espetáculo em viagem que relata a procura de uma vida mais feliz.

    Xica e Tibério, trabalhadores incansáveis, viviam escravizados, mas, aos olhos de Silvestre, o simpático javalicão, descobriram que a amizade e a coragem são os guias do coração.

    Uma criação que aborda, de forma divertida, temas como a liberdade, a opressão e a igualdade de género, executada através de técnicas de teatro de rua, marionetas de sombras e manipulação direta.

    Por último, no dia 29 de maio, quarta-feira, às 21h30, no Auditório do edifício da antiga Junta de Freguesia de Cacia, será apresentado “As Tricanas ao passar”.

    Grupo Folclórico da Casa do Povo de Cacia, Grupo Folclórico do Carregal e Grupo Cultural São Bernardo a Cantar atuam depois da exibição de um documentário sobre a temática dos trajes e tradições, culminará com uma alegre tertúlia.

    Todos os eventos têm entrada gratuita e as entradas estão sujeitas à lotação do espaço.

    Categoria: 



  • Europeias: Nova Direita em campanha na cidade de Aveiro.
    Sáb, 18/05/2024 - 10:44

    O partido Nova Direita faz campanha para as Europeias no Dia da Marinha.

    Ossanda Liber, cabeça de lista do ND, acompanhada por Joana Bento Rodrigues, coordenadora do partido no distrito de Aveiro e de outros dirigentes, participam nas celebrações do dia da Marinha, que ocorrem nesta cidade.

    A comitiva do ND vai realizar duas arruadas visitar a Exposição de Meios e Actividades e participar no desfile das Forças Armadas.

    “Profundamente crítico” face ao atual papel e intervenção da União Europeia nos destinos nacionais, o Nova Direita vai, durante a campanha eleitoral, concentrar-se naquelas que considera serem questões prementes que a Europa enfrenta: “erosão da soberania nacional, combate ao wokismo, demografia, guerra e ambiente”.

    Recorde-se que o Nova Direita foi estreante nas eleições de 10 de março, tendo sido legalizado pelo Tribunal Constitucional escassos dois meses antes e que este será o segundo ato eleitoral em que participa.

    O dia começa no Fórum e inclui arruada até à Praça do Peixe.

    Assiste ao desfile das Forças Armadas ( Cais da Fonte Nova) no cais da Fonte Nova à hora de almoço e depois de almoço segue para as praias da Barra, da Costa Nova e da Vagueira.

    A Coordenadora do Nova Direita no distrito de Aveiro é a médica Joana Bento Rodrigues, de 43 anos de idade, natural de Vagos.

    O Partido Nova Direita recusa perda de soberania dos países europeus e a criação de impostos europeus, qualquer tipo de harmonização fiscal e a emissão de dívida conjunta.

    Defende a reforma do Pacto Agrícola Comum, reforço das fronteiras europeias e a retirada do direito de veto dos Estados.

     

    Tópicos: 

    Categoria: 



  • Ílhavo: ASAE apreende pescado congelado “sem qualquer marca de identificação".
    Sáb, 18/05/2024 - 10:33

    A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica apreendeu congelados no Municíoio de Ílhavo.

    Ação da ASAE, através da Brigada Especializada das Indústrias de Produtos de Origem Animal, da Unidade Regional do Centro, em operação de fiscalização e controlo, na sequência de denúncias e respetivas investigações, a um entreposto frigorífico no concelho de Ílhavo.

    Revela que durante a operação, foi possível verificar que o entreposto armazenava os produtos de origem animal “sem qualquer marca de identificação, para posteriormente serem colocados no mercado”.

    Da ação resultou a instauração de um processo contraordenacional por falta de rastreabilidade de géneros alimentícios e a apreensão de 5.140 kg de produtos da pesca congelados.

    O valor total da apreensão ascende a 33.150,00 Euros.

     

    Tópicos: 

    Categoria: 



  • Andebol: São Bernardo joga primeira de cinco finais na luta pela subida.
    Sáb, 18/05/2024 - 10:26

    O São Bernardo recebe o Ginásio de Santo Tirso em jogo de abertura da segunda volta da fase de subida da divisão de honra.

    Joga o regresso à I Divisão Nacional de Andebol.

    Partida este sábado, às 18h, no pavilhão da Universidade de Aveiro.

    A equipa de Aveiro ocupa o segundo lugar no grupo A (subida), a um ponto do Nazaré D. Fuas, e com cinco jogos pela frente procura garantir a promoção.

    Para já está em posição de subida e nesta segunda volta vai disputar 3 jogos no pavilhão da Universidade de Aveiro e dois fora.

    O treinador Tiago Portas acredita que o fator casa será determinante para alcançar o objetivo (com áudio)

     

    Categoria: 



  • Aveiro: Ministro da Defesa preside ao Dia da Marinha.
    Sáb, 18/05/2024 - 08:45

    A cerimónia oficial do Dia da Marinha está marcada para este domingo à hora de almoço em Aveiro.

    Será presidida pelo Ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, e contará com a presença do Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Henrique Gouveia e Melo, do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, José Ribau Esteves, entre outras entidades.

    A cerimónia militar tem início ao meio-dia, seguida pelo desfile das forças em parada, e conta com a presença de mais de 500 militares, e pela demonstração naval com a simulação diversas ações.

    O Dia da Marinha comemora-se em homenagem ao feito de Vasco da Gama, que no dia 20 de maio em 1498, pela primeira vez na história, ligou, por via marítima, a Europa ao Oriente, com a chegada a Calecute, na Índia.

     

    Categoria: 



  • Cineteatro Anadia recebe Fase Final do Concurso Intermunicipal de Leitura.
    Sáb, 18/05/2024 - 08:35

    O Cineteatro Anadia acolhe, este sábado, 18 de maio, a partir das 9h30, a Fase Final do Concurso Intermunicipal de Leitura (CIL).

    Ao todo prestarão provas 41 alunos, de diferentes níveis de ensino, do 1º ciclo ao ensino secundário, dos 11 municípios que constituem a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA).

    Os alunos participantes prestarão provas de leitura e de compreensão sobre as obras selecionadas para os quatro ciclos de ensino: 1º CEB – “Os dois lobos” de Wilfred; 2º CEB – “Não te afastes!” de David Machado; 3º CEB – “O país das laranjas” de Rosário Alçada Araújo; e Ensino Secundário – “A lista de leitura” de Sara Nisha Adams.

    O Júri da Fase Final do CIL é composto por três elementos, nomeadamente pelos autores David Machado e Filipe Pinto e pela Professora Carina Rodrigues.

    O evento contará ainda com alguns momentos culturais protagonizados pelo Adabem Art’z Dance e Filipe Pinto.

    O Concurso Intermunicipal de Leitura é promovido pela Rede de Bibliotecas da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, dirigido a todos os estabelecimentos de ensino das redes pública e privada dos onze Municípios da CIM da Região de Aveiro.

    Este concurso surge, no âmbito do trabalho colaborativo desenvolvido pela Rede de Bibliotecas da CIM da Região de Aveiro, com o intuito de proporcionar à comunidade educativa uma oportunidade renovada de estimular nos alunos o gosto pelo livro e pela leitura.

    Tem como objetivos essenciais promover o prazer de ler e estimular o desenvolvimento de competências, no âmbito da leitura, nas crianças e jovens, durante o seu percurso escolar.

     

    Categoria: 



  • Ílhavo: Assembleia Municipal e Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré com menções honrosas nos prémios ANAM.
    Sáb, 18/05/2024 - 08:35

    A Assembleia Municipal de Ílhavo recebeu menção honrosa nos Prémios ANAM 2024 "Boas Práticas das Assembleias Municipais".

    Distinção que teve por base a candidatura apresentada do Seminário do Poder Local 2024 (realizado no dia 13 de janeiro de 2024, na Freguesia da Gafanha da Nazaré).

    Outro dos reconhecimentos chega para a comunidade escolar da Gafanha da Nazaré.

    A Mesa da Assembleia Municipal “congratula e felicita” o Agrupamento de Escolas de Gafanha da Nazaré, pela atribuição do Prémio ANAM 2024, na categoria Prémios Trabalhos de âmbito Escolar, com a candidatura do projeto "Nós, 50 anos depois. Qual o contributo do 25 de Abril de 74 nos objetivos do desenvolvimento sutentável".

    A cerimónia de entrega dos Prémios ANAM 2024 decorreu, ontem, em Barcelos, nas vésperas do IV Congresso da Associação Nacional de Assembleias Municipais.

    Paulo Pinto Santos, presidente da Mesa, afirma que a Assembleia Municipal de Ílhavo “continua o seu trabalho de dignificação deste órgão, enquanto promove junto da comunidade atividades que potenciem a sua intervenção cívica”.

    Na hora da distinção no seio da ANAM, o dirigente político que lidera a Mesa, formada por representantes de PS e PSD, deixou um recado ao movimento independente Unir para Fazer que lidera a Câmara, com quem tem mantido uma relação marcada por momentos de alguma tensão política.

    “Uma vez mais recebeu uma Menção Honrosa no seguimento da iniciativa Jornadas do Poder Local, que teve o acolhimento de todos os partidos com assento neste órgão e dos seus respetivos autarcas. Não fomos merecedores nem da confiança, nem do apoio e solidariedade seja do Presidente da Camara Municipal seja do movimento que o sustenta, mas fomos fortemente reconhecidos por um júri nacional da ANAM. Esperemos que na edição de 2025 esta situação se reverta”.

    Paulo Pinto Santos saúda o Agrupamento de Escolas de Gafanha da Nazaré, reconhecido na categoria Prémios Trabalhos de âmbito Escolar.

    “Num agrupamento em que votam na eleição para os membros da Assembleia Municipal de Ílhavo Jovem 93% da comunidade escolar, a Assembleia Municipal de Ílhavo e a Assembleia Municipal de Ílhavo Jovem estão bastante gratas e, eu, pessoalmente, por me facilitarem a vida com o seu dinamismo e iniciativa. Estamos todos de Parabéns. Obrigado a todos”.

     

    Tópicos: 

    Categoria: 



  • Águeda: Programa do Feriado Municipal arranca este domingo.
    Sáb, 18/05/2024 - 08:08

    Águeda assinala, este fim de semana o Feriado Municipal.

    Festa este domingo e segunda-feira, dias 19 e 20 de maio, no Souto do Rio sob o tema “Desperdício zero e economia circular”.

    O espaço recebe as diversas iniciativas e momentos e a ponte flutuante que liga as duas margens vai reforçar a malha de trilhos do concelho.

    Em parceria com a Street Food Tour, durante os dois dias do evento (das 12 às 22 horas, no domingo; e das 11h30 às 20 horas na segunda-feira), estarão disponíveis 10 carrinhas de gastronomia oriunda de diversos países, onde poderão ser apreciados os vários sabores do mundo, bem como gastronomia regional portuguesa, a que se junta um bar e lounge.

    Inclui ainda um espaço para crianças, onde serão dinamizadas atividades para a infância, nomeadamente com insufláveis e suspensório musical, uma instalação feita com materiais reutilizáveis que, como o nome indica, emitem sons e exploram os sentidos.

    A festa no Souto do Rio continuará no domingo, a partir das 15 horas, com atividades artísticas e recreativas.

    O primeiro espetáculo será de hip-hop e estará a cargo da ASSOARTES (dia 19, às 15 horas), a que se seguirá os concertos de “Full K e Convidados” (17 horas), “Caipirinha Society Band (18h30) e “DJ Julinho”, com música dos anos 80 (21 horas).

    No âmbito do programa definido, destaque para os workshops “Desperdício Zero”, o primeiro a acontecer no domingo, dia 19, às 16 horas, sob o tema “Bouquet de Legumes”, e o segundo na segunda-feira, dia 20, às 16h30, dedicado a “Cascas de Banana à Napolitana”.

    Para segunda-feira (9 horas), está agendada a tradicional romaria ao S. Geraldo, uma caminhada de 12 quilómetros, partindo do Parque do Souto do Rio até Bolfiar, dinamizada pelo Centro Municipal de Marcha e Corrida. Em termos desportivos, de realçar ainda a Descida do Rio Águeda, em canoagem, na segunda-feira, a partir das 10h30.

     

     

    Tópicos: 

    Categoria: 



Font changer Font changer Font changer

Notícias

Concelhos

Publicite Aqui

Webfeel