• http://www.aveiro.com.pt

Diretório de Empresas


Publicite Aqui

Visitas

HojeHoje1561
Esta SemanaEsta Semana9521
Este MêsEste Mês25072
TOTALTOTAL3258856
Statistik created: 2025-04-11T11:04:12+00:00
Rádio TerraNova
Notícias Terranova
  • Estudo da Universidade de Aveiro mostra que é possível compatibilizar vida selvagem com eucaliptais.
    Estudo da Universidade de Aveiro mostra que é possível compatibilizar vida selvagem com eucaliptais. carlos_teixeira

    A Universidade de Aveiro mostra que é possível compatibilizar vida selvagem com eucaliptais.

    Contrariando a perceção comum de que os eucaliptais são espaços irrelevantes para a vida selvagem, o projeto WildForests - Wildlife conservation and exotic production forests: the need for a bidirectional relation in sustainable landscapes, coordenado pela Universidade de Aveiro (UA) demonstrou que estas florestas de produção, amplamente presentes em Portugal, podem acolher uma diversidade considerável de mamíferos, desde que sejam aplicadas medidas de gestão relativamente simples e de custo aceitável.

    Com base em dados científicos, a investigação mostrou que é possível compatibilizar as florestas de eucaliptal para a produção de pasta de papel com a conservação da biodiversidade.

    Javalis, veados, corços, raposas, ginetas ou pequenos mamíferos são algumas das espécies encontradas nestas florestas. “O eucaliptal não é um deserto ecológico”, refere Carlos Fonseca, biólogo do Departamento de Biologia e do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar da UA e coordenador do projeto. 

    “Os animais adaptam-se e são muito resilientes; todavia era necessário termos dados científicos que nos ajudassem a perceber como conciliar a produção florestal com a conservação”, aponta o investigador.

    Para isso, a equipa do WildForests estudou as comunidades de mamíferos em oito florestas — duas nativas e seis de eucaliptos — e percebeu que, mesmo sendo florestas de produção, os eucaliptais também oferecem abrigo e refúgio a muitos animais, apesar das florestas nativas terem mais diversidade de espécies e de indivíduos.

    A gestão adaptada destas áreas é o segredo. Entre as medidas sugeridas estão, por exemplo, a manutenção de matos e vegetação natural nas proximidades das linhas de água e em algumas manchas no interior das plantações. 

    A ideia não é acabar com a produção, mas criar um equilíbrio entre o aproveitamento económico e a proteção da natureza. E isso já está a acontecer em várias zonas do país.

    Coordenado pela UA e com a participação do INIAV - Instituto de Investigação Agrária e Veterinária e da FCiências.ID - Associação para a Investigação e Desenvolvimento de Ciências, através de uma equipa de alunos de doutoramento, mestrado e investigadores da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa liderada por Miguel Rosalino, os resultados do projeto irão ajudar os proprietários e gestores florestais a adaptar as suas práticas de gestão para que possam obter certificações florestais — cada vez mais valorizadas — e, ao mesmo tempo, dar espaço à biodiversidade.

    Curiosamente, já há casos de espécies protegidas que escolheram eucaliptais para viver — como o lobo ibérico, que foi observado a reproduzir-se em zonas do centro do país. 

    Estes sinais mostram que, com conhecimento e uma gestão sustentável, é possível manter vivas as florestas de produção e os animais que nelas habitam.

    Texto: UA
     

    Categoria
    Concelho
    Tipo de Destaque
    Imagem / video
    Imagem
    Quercus pede “fiscalização efetiva” do cumprimento de regras de ordenamento e gestão da floresta.


  • Alda Casqueira Fernandes leva canções para a família a Espinhel.
    Alda Casqueira Fernandes leva canções para a família a Espinhel. carlos_teixeira

    A Associação Recreativa e Cultural de Espinhel, que estreou no passado mês de janeiro as sessões “Sentir a Música em família”, recebe este fim de semana a educadora e artista musical Alda Casqueira.

    Esta iniciativa, dedicada prioritariamente às famílias, tem como destinatários os bebés e crianças até aos seis anos, mas também é alargada aos mais velhos,

    A quarta sessão recebe a educadora e compositora natural da Gafanha da Nazaré e residente nos Açores.

    O reportório irá basear-se no espólio da artista e contará ainda com a participação ao vivo de elementos da Animatus Band, que irão compor o cenário musical desta edição com direito a banda incluída.

    Alda Casqueira, desde muito cedo ligada à música e a vários projetos musicais, foi durante a sua licenciatura em Educação de Infância, na Universidade de Aveiro, que desenvolveu o gosto da composição para crianças.

    Os 79 mil subscritores e 38 milhões de visualizações no seu canal do YouTube, espelham o impacto que as suas canções têm tido nos primeiros anos de vida de várias gerações.

    Os mentores do projeto “Sentir a Música”, Sofia Solá e Luís Soares, falam em elevada “expetativa” com esta presença de uma artista da região de Aveiro, em Espinhel, na manhã deste domingo, e já com sessões esgotadas.

    Categoria
    Tópicos
    Concelho
    Tipo de Destaque
    Imagem / video
    Imagem
    alda casqueira atua em Espinhel


  • Bloco de Esquerda critica as intervenções de Ribau Esteves no Salão Imobiliário de Lisboa.
    Bloco de Esquerda critica as intervenções de Ribau Esteves no Salão Imobiliário de Lisboa. carlos_teixeira

    O Bloco de Esquerda critica as intervenções de Ribau Esteves no Salão Imobiliário de Lisboa.

    João Moniz, candidato do BE nas autárquicas de 2025, refere que "sem o querer, Ribau Esteves mostrou as responsabilidades do executivo PSD/CDS na crise da habitação".

    O autarca declarou que a pressão sobre o setor está relacionada com a chegada de novos residentes ao país e acentuou a centralidade do investimento privado na resolução do problema da habitação.

    Para o BE, as afirmações “retratam as responsabilidades do autarca e da coligação PSD/CDS na crise da habitação em Aveiro”.

    “O investimento público da autarquia apenas tem servido para dinamizar e atrair investimento privado, numa lógica de gentrificação, contribuindo para aumentar os preços da habitação”.

    João Moniz defende que "é tempo de dar uma volta de 180 graus".

    Para o candidato bloquista "Aveiro não pode continuar a ser gerida para servir os grandes interesses do imobiliário". 

    "Precisamos de habitação pública, de políticas de regulação, e de uma Câmara que responda às necessidades de quem vive e trabalha aqui e não de quem lucra com a expulsão dos moradores. É também urgente descentralizar o AL e diversificar a oferta turística, para que os benefícios dessas atividades sejam distribuídos de forma mais justa pelo território e os impactos negativos mitigados".

     

    Categoria
    Concelho
    Tipo de Destaque
    Imagem / video
    Imagem
    be critica intervencao de ribau esteves no salao imobiliario


  • Ílhavo: Município homenageia Celestino Prior no Feriado Municipal.
    Ílhavo: Município homenageia Celestino Prior no Feriado Municipal. carlos_teixeira

    O Município de Ílhavo homenageia 14 personalidades e entidades no Feriado Municipal e o antigo autarca da Gafanha do Carmo, Celestino Prior, é uma das figuras a receber distinção.

    A celebração do próximo dia 21 de Abril, segunda-feira de Páscoa, conta com programa comemorativo que presta homenagem a cidadãos e entidades de reconhecido mérito.

    As celebrações têm início às 9h30, nos Paços do Município, com o hastear das bandeiras, acompanhado pela atuação da Filarmónica Gafanhense.

    A Sessão Solene Comemorativa realiza-se a partir das 10h15, na Casa da Cultura de Ílhavo, onde será feita a entrega das Distinções Honoríficas Municipais a 14 personalidades e instituições que se destacaram pelo seu contributo cívico, cultural, social e profissional à comunidade.

    Este ano, o programa comemorativo integra dois momentos culturais.

    Às 16h, na Sala de Exposições da Casa da Cultura de Ílhavo, será inaugurada a exposição de fotografia “Mário Marnoto – uma vida inteira por detrás da máquina”, que apresenta parte do percurso do fotógrafo ilhavense.

    Através da sua lente, Mário Marnoto revela uma perspetiva humanista da realidade, guiado pelos valores da liberdade, justiça e igualdade.

    A exposição estará patente ao público até 4 de outubro.

    O encerramento das comemorações está marcado para as 17h, no auditório da Casa da Cultura de Ílhavo, com a apresentação da peça de teatro “Insónia”, protagonizada por Fernando Mendes.

    No espetáculo, o ator dá vida a Custódio Reis, um vendedor de vinhos e licorosos afogado em dívidas e em crise existencial.

    Numa noite de insónia, Custódio reflete sobre a sua vida, num monólogo que mistura humor, crítica social e momentos inesperados com figuras que marcaram o seu percurso.

    A Sessão Solene Comemorativa e o Teatro “Insónia” implicam reserva de bilhete na Casa da Cultura de Ílhavo e na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré.

     

    Condecorações Honoríficas Municipais 2025:

     

    Medalha do Município de Prata

    Celestino Prior


    Medalha de Dedicação de Ouro

    Agostinho Cruz Ferreira Rocha


    Medalha de Dedicação de Vermeil

    Fernando Manuel Almeida Lopes


    Medalha de Dedicação de Prata

    Paulo Jorge Loureiro Fonseca (a título póstumo)


    Medalha de Mérito Social Dourada

    Pedro Filipe Labrincha Barreirinha


    Medalha de Mérito Social Prateada

    CERCIAV


    Medalha de Mérito Social Acobreada

    Associação de Solidariedade Social da Gafanha do Carmo


    Medalha de Mérito Cultural Dourada

    Fundação Gil Eannes, FP


    Medalha de Mérito Cultural Acobreada

    Confraria Camoniana

    Fernando José Duarte Borges

    Grupo de Jovens “A Torre”

    Vasco Manuel Bixirão Gonçalves Bilelo (a título póstumo)


    Medalha de Mérito Desportivo Prateada

    Carolina Lopes


    Medalha de Mérito Empresarial Dourada

    Neves & Capote, Lda.

    Categoria
    Concelho
    Tipo de Destaque
    Imagem / video
    Imagem
    feriado municipal homenageia celestino prior


  • Albergaria: Festival dos Moinhos abre porta à tradição.
    Albergaria: Festival dos Moinhos abre porta à tradição. carlos_teixeira

    Albergaria-a-Velha estreia, este fim de semana, o Festival do Moinhos.

    É mais um dos Municípios que adere ao evento lançado pela rede associada ao património molinológico.

    Evento que celebra a riqueza histórica e cultural dos moinhos portugueses proporciona visitas guiadas aos moinhos da região, caminhadas sensoriais pelos trilhos históricos, recriações teatrais, workshops dedicados ao ofício dos moleiros, degustações gastronómicas e apresentações interativas, que irão permitir aos visitantes uma experiência imersiva no património molinológico.

    A iniciativa reúne cinco municípios - Albergaria-a-Velha, Sever do Vouga, Águeda, Nelas e Vagos - e reforça a importância dos moinhos na atualidade e a ligação com o seu passado histórico.

    Num único fim de semana, o festival reúne cinco municípios, mais de 25 moinhos, mais de 30 associações culturais e oferece mais de 50 experiências imersivas.


     


     

    Categoria
    Tipo de Destaque
    Imagem / video
    Imagem
    festival dos moinhos com programa em albergaria


  • Aveiro: Ana França apresenta a obra “Lampedusa, ir e não chegar”.
    Aveiro: Ana França apresenta a obra “Lampedusa, ir e não chegar”. carlos_teixeira

    Ana França apresenta, este fim de semana, em Aveiro, a obra “Lampedusa, ir e não chegar”.

    A jornalista aborda um dos mais trágicos naufrágios no mediterrâneo nas rotas da imigração.

    Em Outubro de 2013 um barco com cerca de 500 pessoas, que fazia a viagem da Líbia na tentativa de chegar a território europeu, naufragou perto de território italiano.

    Um naufrágio que provocou 366 mortes ao largo de Lampedusa, o mais trágico na história da ilha siciliana que é o território europeu onde chegaram mais migrantes nos últimos 30 anos.

    A autora segue os passos de Solomon, um dos sobreviventes, e de Adal, que perdeu o irmão nesse dia, ao mesmo tempo que olham deste acidente para tantos outros.

    Lembra que é um livro com relatos factuais e que merece atenção no momento em que as migrações continuam como tema central na agenda política europeia e mundial (com áudio)

    A apresentação e a conversa sobre o livro, edição Tinta-da-China, e a realidade dos migrantes em destaque, este sábado, a partir das 18h30, na FNAC em Aveiro, com moderação de Miguel Pedro Araújo.


     

    Categoria
    Concelho
    Tipo de Destaque
    Imagem / video
    Imagem
    Ana França apresenta, este fim de semana, em Aveiro, a obra “Lampedusa, ir e não chegar”.
    Rm Notícia
    Ficheiro de áudio


  • Reitores contra "intromissão" dos EUA na autonomia das instituições de ensino superior.
    Reitores contra "intromissão" dos EUA na autonomia das instituições de ensino superior. carlos_teixeira

    O Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas fala do envio de um inquérito dos EUA às universidades como “intromissão intolerável na autonomia das instituições”.

    Entende que o inquérito apresentado pelos EUA a instituições de ensino superior, que dispõem de espaços de divulgação da cultura americana, coloca em causa a independência das universidades.

    Reação do Reitor da Universidade de Aveiro e presidente do Conselho de Reitores em declarações à agência Lusa a propósito de um inquérito que caso não fosse respondido levaria ao cancelamento dos apoios ao funcionamento dos American Corners em seis instituições de ensino superior.

    UA, IST, Universidades dos Açores, Porto e Lisboa (2) têm essa oferta protocolada com a administração Norte Americana.

    Nas perguntas figuravam referências a relações com organizações terroristas, trabalho com entidades associadas a partidos comunistas, socialistas ou totalitários ou questões sobre as relações com a República Popular da China, Rússia, Cuba, ou Irão.

    Paulo Jorge Ferreira, reitor da Universidade de Aveiro e presidente do Conselho de Reitores, diz que essa comunicação foi “inesperada” e “inadequada”.

    “Concedo totalmente ao financiador a legitimidade para decidir continuar ou cessar esses financiamentos, mas o que não me parece correto é condicionar as instituições ou pedir-lhes que informem acerca de coisas que são ofensivas para a sua independência e para a sua liberdade académica”.


     

    Categoria
    Concelho
    Tipo de Destaque
    Imagem / video
    Imagem
    Universidade de Aveiro recebe mais uma edição das Competições Nacionais de Ciência.


  • Águeda: Casal de idosos encontrado morto.
    Águeda: Casal de idosos encontrado morto. carlos_teixeira

    A mulher, de 70 anos, e homem, de 78 anos, que foram encontrados mortos, na passada terça, em Macinhata do Vouga, Águeda, poderão ter cumprido um pacto suicida.

    Tese avançada logo no dia em que foram encontrados é que a Polícia Judiciária vê como quadro mais provável.

    Em causa, ao que tudo indica, um homicídio seguido de suicídio.

    O filho da mulher terá mantido contacto telefónico com o padrasto, cinco minutos antes do acontecimento e, na chegada à habitação, poucos minutos depois, encontrou os idosos já mortos.

    Este casal de antigos emigrantes, no Luxemburgo, teria autonomia mas em processo de perda de capacidades.

    Vários meios referem que o quadro encontrado por família e vizinhos aponta para um pacto suicida.

    Categoria
    Concelho
    Tipo de Destaque
    Imagem / video
    Imagem
    inem


  • Aveiro: Reunião pública de Câmara marcada para esta tarde.
    Aveiro: Reunião pública de Câmara marcada para esta tarde. carlos_teixeira

    O Executivo Municipal de Aveiro reúne em sessão pública, esta sexta, para debater a agenda de Abril.

    Primeira de duas reuniões, a partir das 16h30, com análise às contas da Aveiro Expo, empresa em liquidação e votação dos protocolos com as corporações de bombeiros da cidade.

    As obras públicas fazem parte da agenda com a adjudicação do concurso público para a "Reabilitação e Ampliação da Escola Básica do Solposto” e a abertura de concurso para a "Requalificação da Antiga Junta de Freguesia da Vera Cruz - Escola do Adro".

    O CreArt 3.0 (Rede de Cidades para a Criação Artística) prepara residência artística dedicada à cerâmica e o executivo analisa o apoio a artistas selecionados para Arte em Espaço Público.

    Apoios sociais e concessão da exploração do Restaurante sito no Mercado José Estêvão são temas em destaque na agenda do dia.


     

    Categoria
    Tópicos
    Concelho
    Tipo de Destaque
    Imagem / video
    Imagem
    Aveiro aprova pacote de 2,4 milhões para as Juntas de Freguesia


  • Vagos: Fórum ajuda a compreender a "dor senior".
    Vagos: Fórum ajuda a compreender a "dor senior". carlos_teixeira

    Vagos debate a dor em fórum lançado pela Associação Extragenária e o Município.

    “A Dor Não é Normal” junta especialistas e comunidade sénior em Vagos, esta sexta, a partir das 14h30, no Centro de Educação e Recreio.

    Sessão comunitária “A Dor Não é Normal – Como Melhorar a Qualidade de Vida na Idade Sénior” procura desmistificar a ideia de que a dor faz parte natural do envelhecimento, promovendo o acesso da comunidade sénior a informação científica, prática e acessível sobre dor crónica e estratégias de bem-estar.

    A sessão contará com a participação de uma equipa multidisciplinar da Unidade da Dor do Hospital de Aveiro, composta por médicos, enfermeiros e terapeutas.

    A sessão é destinada a pessoas com mais de 65 anos, utentes e não utentes das IPSS do concelho, bem como técnicos, cuidadores e profissionais de saúde que queiram aprofundar o conhecimento e as respostas face à dor na idade sénior.

    O evento integra a estratégia do protocolo “Vagos Extragenário”, que aposta em iniciativas de promoção do envelhecimento ativo, saúde preventiva e inclusão sénior, com enfoque no trabalho em rede e na proximidade à comunidade.

    Categoria
    Tópicos
    Concelho
    Tipo de Destaque
    Imagem / video
    Imagem
    Comédia no palco do Centro de Educação e Recreio de Vagos com artistas vaguenses.


Font changer Font changer Font changer

Notícias

Concelhos

Publicite Aqui

Webfeel