• http://www.aveiro.com.pt

Diretório de Empresas


Publicite Aqui

Visitas

HojeHoje2499
Esta SemanaEsta Semana11370
Este MêsEste Mês84728
TOTALTOTAL3759172
Statistik created: 2025-11-27T09:58:57+00:00
Rádio TerraNova
Notícias Terranova
  • João Costa lança candidatura à federação distrital da JS.
    João Costa lança candidatura à federação distrital da JS. carlos_teixeira

    João Costa apresenta prioridades da recandidatura à Federação da JS.

    O atual presidente da Federação Distrital de Aveiro da Juventude Socialista e recandidato ao cargo, João Costa, apresentou a sua candidatura, na Mealhada, tendo apontado como prioridades a mobilidade dentro do distrito, a habitação, bem como a orla costeira e zonas ribeirinhas.

    Na primeira, estão as ligações Águeda-Aveiro, Castelo de Paiva-A32, Sever do Vouga-A25 e a requalificação integral da Linha do Vouga, com acesso à Universidade de Aveiro.

    Defende “mais habitação com um reforço das Estratégias Locais de Habitação, que promovam conforto térmico das habitações sem condições, reabilitação urbana dos imóveis devolutos e construção pública” e também a promoção dos cursos de água, como a Pateira de Fermentelos e a Ria de Aveiro, enquanto catalisadores da atividade económica da região, para além de um plano de intervenção na orla costeira urgente nos pontos críticos do distrito sem sacrificar as praias.

    A recandidatura de João Costa assenta em três pilares fundamentais, que já têm orientado o trabalho do corrente mandato: ação em proximidade com todo o território, formação política e renovação das estruturas.

    “Queremos ser a melhor escola de formação política do país. Aquela que mais privilegia a formação dos seus quadros e que forma políticos com uma nova visão da política”, frisou.

    “Temos orgulho no grande trabalho que fizemos e nunca vou esquecer aquilo que a equipa que me acompanhou fez com seis eleições, ao longo do mandato, entre internas e externas”, vincou.


     


     

    Categoria
    Concelho
    Tipo de Destaque
    Imagem / video
    Imagem
    joao costa apresenta prioridades para o distrito de aveiro


  • Construção do novo Terminal Intermodal arranca em breve. Porto de Aveiro e construtora assinam auto de consignação.
    Construção do novo Terminal Intermodal arranca em breve. Porto de Aveiro e construtora assinam auto de consignação. carlos_teixeira

    A Administração do Porto de Aveiro e a empresa ABB (Alexandre Barbosa Borges) assinaram, no passado dia 24 de novembro, o auto de consignação da empreitada de construção do novo Terminal Intermodal, localizado na zona de Atividades Logísticas e Industriais (ZALI), junto ao feixe de linhas ferroviárias.

    A obra representa um investimento de 15,9 milhões de euros e terá um prazo de execução de 480 dias.

    Trata-se de um investimento estratégico para o Porto de Aveiro, que permitirá aumentar a eficiência da sua oferta de serviços ferroviários pelo porto e, consequentemente, expandir a sua área de influência até à região de Castela e Leão e a Madrid.

    O porto de Aveiro afirma ser “expectável” que o investimento “contribua para o crescimento económico da Região Centro e do país, além de promover um sistema de transportes mais sustentável a nível ambiental”.

    Com uma área total de 10 hectares, o futuro terminal incluirá duas linhas ferroviárias preparadas para operar comboios até 750 metros, zonas de parqueamento de cargas, um edifício de serviços administrativos e operacionais, áreas de lavagem e inspeção de contentores, além de estacionamento para veículos ligeiros e pesados.

    A construção deste Terminal Intermodal de duplo uso é cofinanciada por fundos europeus através do programa CEF II – Connecting Europe Facility, na medida Transportes – Mobilidade Militar, com uma taxa de comparticipação de 47,3% do valor total do investimento.

    Categoria
    Tópicos
    Concelho
    Tipo de Destaque
    Imagem / video
    Imagem
    Construção do novo Terminal Intermodal começa em breve


  • Comboio histórico do Vouga anuncia 9 viagens em tempo de Natal.
    Comboio histórico do Vouga anuncia 9 viagens em tempo de Natal. carlos_teixeira

    A CP lança, em plena época de Natal, mais uma edição do comboio histórico do Vouga em viagem encantada.

    Viagens realizam-se aos sábados e domingos na única linha de via estreita em operação em Portugal.

    As viagens da edição de Natal decorrem entre 7 de dezembro de 2025 e 4 de janeiro de 2026, em nove viagens, aos sábados e domingos, entre Aveiro, Macinhata do Vouga e Águeda.

    O comboio, decorado e iluminado com motivos festivos, promete encantar as famílias.

    A viagem inclui animação a bordo com duendes, visitas guiadas e uma paragem especial em Macinhata do Vouga para conhecer o Museu Ferroviário e uma feirinha de Natal com produtos típicos da região.

    Na cidade de Águeda, os passageiros poderão admirar as emblemáticas decorações natalícias, incluindo o Maior Pai Natal do Mundo (com 21 metros de altura e mais de 250 mil luzes LED) e o Menor Pai Natal do Mundo, uma nano-escultura visível apenas ao microscópio.

    O famoso “Umbrella Sky” iluminado e o Mercadinho de Natal completam o cenário de fantasia.

    Cada detalhe foi pensado para transformar esta viagem numa experiência memorável, com uma locomotiva diesel histórica e carruagens centenárias (construídas entre 1908 e 1930), adornadas com centenas de luzes, que despertam nostalgia nos mais velhos e curiosidade nos mais novos.

     Os bilhetes, que já estão à venda, podem ser adquiridos nas bilheteiras CP ou online, em www.cp.pt, sendo o preço de 41 euros para adultos e 25 euros para crianças (havendo ainda tarifas especiais para grupos).

    A edição de Natal do Comboio Histórico do Vouga é realizada pela CP – Comboios de Portugal, em colaboração com a Câmara Municipal de Águeda e com a Junta de Freguesia de Macinhata do Vouga, representando uma aposta na valorização do turismo ferroviário e nas comunidades locais, assim como um contributo fundamental para a coesão territorial.

    A saída de Aveiro acontece às 13h45 e a partida de Águeda-se dá-se às 19h20.


     


     

    Categoria
    Concelho
    Tipo de Destaque
    Imagem / video
    Imagem
    comboio de natal regressa à linha do vouga


  • Sever do Vouga leva atores da comunidade a palco em Dezembro.
    Sever do Vouga leva atores da comunidade a palco em Dezembro. carlos_teixeira

    Sever do Vouga leva atores da comunidade a palco.

    A Severi regressa às comédias com “Santos da Terra” que reúne 20 severenses em palco.

    Contagem decrescente para a estreia da nova criação da Severi, chama-se “Santos da Terra” e é um hino à identidade do concelho, com especial destaque para a emblemática produção de mirtilos.

    Entre muitas peripécias e doses generosas de sátira, o espetáculo encontra, ainda, inspiração nas últimas eleições autárquicas, fonte fértil de humor e criatividade.

    É mais uma história 100% severense que levará a palco cerca de 20 severenses, dos 10 aos 60 anos.

    A direção artística está a cargo de Pedro Giestas (na imagem).

    A primeira apresentação pública acontece a 27 de dezembro, às 21h30, na sede da Severi, já a grande estreia está prevista para o dia 31 de janeiro, às 21h30, no Centro das Artes e do Espetáculo de Sever do Vouga.

    O ponto de partida para a criação deste guião foi um conjunto de dinâmicas teatrais dinamizadas pelas Severi, entre maio e setembro e que reuniram cerca de 50 participantes.

    Todos puderam partilhar, saberes, tradições, pensamentos e memórias que se transformaram em matéria criativa para a escrita do guião original. O envolvimento ativo da comunidade severense é um dos fatores diferenciadores deste projeto que, juntamente com a temática escolhida, contribuem, assim, para desenvolver um espírito de pertença pelo território.

    A história situa Sever do Vouga no início da década de 90, época em que foram plantados os primeiros mirtilos no concelho.

    Com uma boa dose de humor e um apurado sentido crítico, o trabalho procura ser também uma reflexão sobre o poder político, económico e religioso, em contraponto com o amor à terra e à verdadeira união da comunidade.

    Para isso, para além da apresentação do espetáculo estão ainda previstas leituras encenadas e conversas sobre o espetáculo que visam convidar os severenses a mergulhar no lado de dentro do processo criativo, contribuindo para a criação de novos públicos.

    Este trabalho insere-se no projeto “Severi em Comunidade – Um Sonho Comum” e é apoiado pelo Município de Sever do Vouga, IPDJ e CCDR-C, no âmbito do programa "Cultura ao Centro".

    Categoria
    Tópicos
    Concelho
    Tipo de Destaque
    Imagem / video
    Imagem
    Sever do Vouga leva atores da comunidade a palco.


  • PS "congratula-se" com distinção da ULS na área da insuficiência cardíaca.
    PS "congratula-se" com distinção da ULS na área da insuficiência cardíaca. carlos_teixeira

    A Federação de Aveiro do Partido Socialista "congratula-se" com a distinção recebida pela Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro relativamente ao seu trabalho na área da insuficiência cardíaca.

    Referência ao reconhecimento na 4.ª edição das Bolsas Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem, com o projeto Mais Valor em Insuficiência Cardíaca, desenvolvido pela equipa de Medicina Interna liderada por Joana Neves.

    Segundo a informação veiculada, o projeto, “que recebeu uma bolsa de 50 mil euros, propõe um modelo assistencial assente na abordagem Value Based Healthcare (VBHC) para a Insuficiência Cardíaca, com foco na identificação precoce de doentes de alto risco e na melhoria da transição de cuidados, visando reduzir reinternamentos, otimizar recursos e melhorar a qualidade de vida.”

    O PS reconhece o “trabalho meritório desenvolvido por toda a comunidade de profissionais da ULS da Região de Aveiro para qualificar o Serviço Nacional de Saúde como elemento central de garantia de qualidade de vida e bem-estar a todos os portugueses”.


     

    Categoria
    Tópicos
    Concelho
    Tipo de Destaque
    Imagem / video
    Imagem
    hospital infante d pedro


  • Diretora de inovação do Porto de Barcelona visita Porto de Aveiro.
    Diretora de inovação do Porto de Barcelona visita Porto de Aveiro. carlos_teixeira

    O Porto de Aveiro recebeu esta terça-feira a visita de Emma Cobos, responsável pela área de Inovação e Estratégia de Negócio do Porto de Barcelona.

    A deslocação teve como objetivo aprofundar o conhecimento sobre a atividade portuária aveirense, os seus projetos de desenvolvimento e o ecossistema industrial que o envolve.

    A Diretora de Inovação do Porto de Barcelona aproveitou a visita para passar pelos vários terminais do porto de Aveiro, onde conheceu os mais recentes projetos e investimentos que têm reforçado a competitividade e eficiência desta infraestrutura.

    A visita incluiu ainda paragens em empresas instaladas na área portuária, como a CSWind Portugal e a Catana Group Portugal.

    Da parte da tarde, realizou-se um workshop onde Emma Cobos partilhou a visão do Porto de Barcelona relativamente aos projetos de inovação em curso nas áreas de digitalização, sustentabilidade, transição energética e inovação portuária.

    A visita reforça o “espírito de cooperação internacional” entre os portos europeus e sublinha a importância da partilha de conhecimento para o “desenvolvimento de soluções mais inovadoras e sustentáveis no setor marítimo-portuário”.

    Emma Cobos é responsável pela área de Inovação e Estratégia de Negócio do Porto de Barcelona.

    Com uma carreira ligada à logística, ao shipping e ao desenvolvimento estratégico, Cobos lidera atualmente a estratégia de Economia Azul do porto catalão e tem-se dedicado à transformação digital e à inovação.


     

    Categoria
    Concelho
    Tipo de Destaque
    Imagem / video
    Imagem
    Diretora de inovação do Porto de Barcelona visita Porto de Aveiro.


  • Assembleia Municipal de Ílhavo vota regimento e representações.
    Assembleia Municipal de Ílhavo vota regimento e representações. carlos_teixeira

    A Assembleia Municipal de Ílhavo reúne, esta sexta, em sessão extraordinária para votar o regimento.

    Depois do trabalho preparatório da comissão permanente, entre líderes de bancada, chega o momento do encontro em plenário.

    Sessão é dedicada ao regimento que vigorará ao longo do mandato e às representações do órgão em diferentes fóruns.

    Os trabalhos decorrem a partir das 21h desta sexta no salão nobre dos Paços do Concelho com transmissão via streaming.

    A semana fica marcada pelo anúncio da criação de perfil oficial no Instagram (https://www.instagram.com/assembleia_municipal_ilhavo/).

    Chegar às faixas etárias mais jovens é a aposta da Mesa por permitir criar espaço “privilegiado de participação, informação e diálogo”.

    “Num momento em que o Instagram tem visto a sua relevância crescer de forma contínua, queremos estar onde as pessoas estão, partilhar o nosso trabalho com transparência e reforçar a ligação entre o órgão deliberativo do município e todos os cidadãos”, refere o presidente da AMI, Paulo Pinto Santos.

    Outra das novidades da semana é a realização de encontros de trabalho com as Direções dos Agrupamentos de Escolas do Município de Ílhavo.

    Mobilizar as escolas para nova edição da Assembleia Municipal Jovem e lançar novos desafios de participação cívica dos estudantes são apostas colocadas em cima da mesa.

    Categoria
    Concelho
    Tipo de Destaque
    Imagem / video
    Imagem
    Ílhavo: Assembleia Municipal e Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré com menções honrosas nos prémios ANAM.


  • Aveiro ativa iluminação de Natal a 1 de Dezembro.
    Aveiro ativa iluminação de Natal a 1 de Dezembro. carlos_teixeira

    O programa “Boas Festas em Aveiro” abre a celebração de Natal e ano novo a 1 de Dezembro.

    Cartaz conta com concertos, espetáculos, novo circo, videomapping, pista de gelo e Oficina do Pai Natal.

    Organizado pela Câmara de Aveiro (CMA), o Boas Festas em Aveiro regressa no dia 1 de dezembro, com uma programação para toda a família que irá celebrar o Natal, a Passagem de Ano e a Festa de São Gonçalinho.

    Até 12 de janeiro de 2026, serão apresentados espetáculos de diversas expressões artísticas.

    O evento conta com a participação de associações culturais e artistas locais, que assumem parte significativa da oferta cultural, e inclui outras iniciativas como a corrida de São Silvestre de Aveiro e Roteiros Culturais e Turísticos.

    Boas Festas em Aveiro conta com 43 dias de programação, 10 formas de expressão artística, mais de 150 artistas e de 85 ações.

    A abertura da edição 2025/26 do Boas Festas em Aveiro terá lugar a 1 de dezembro no Cais da Fonte Nova, com o acender da iluminação de rua e da Árvore de Natal, acompanhado simbolicamente pelos sinos das Torres do centro histórico.

    A inauguração contará também com o desfile de Pais Natais em barcos moliceiro, que parte, pelas 17h30, do edifício da antiga Capitania) em direção à Fonte Nova onde haverá um espetáculo multimédia e pirotécnico, seguido de uma parada de Natal.

    No Cais da Fonte Nova permanecerá uma das maiores árvores de Natal da Europa, e o espaço dedicado ao Pai Natal assumirá pelo segundo ano a nova localização, instalando-se no Mercado do Peixe.

    “Estes elementos são de permanência diária, ilustrando a imagem urbana, contemporânea e cosmopolita da Cidade”, refere a autarquia.

    Às sextas, sábados, domingos e feriado, a Oficina do Pai Natal, além de outras atrações, contará com um Mercadinho de Natal dinamizado pelas Juntas de Freguesia do Concelho.

    Uma das novidades da presente edição é a Pista de Gelo e Comboio Elétrico que estarão instalados no Rossio de 2 a 23 de dezembro.

    Em 2025, o Boas Festas em Aveiro marca presença em todas as freguesias do concelho, com instalações de luz e Concertos de Boas Festas.

    Categoria
    Tópicos
    Concelho
    Tipo de Destaque
    Imagem / video
    Imagem
    Boas Festas em Aveiro com música de rua e concerto na Misericórdia.


  • Fim de pórticos na A25 abre guerra de palavras entre partidos.
    Fim de pórticos na A25 abre guerra de palavras entre partidos. carlos_teixeira

    A A25 deixa de ter pórticos em toda a extensão a partir de 1 de Janeiro de 2026.

    Os que restam no troço entre Albergaria e Aveiro vão desaparecer para garantir que a isenção de Portagens não cria um quadro discriminatório.

    A decisão não é consensual e foi tomada durante a votação na especialidade do Orçamento do Estado para 2026.

    Para o PS e para o Chega trata-se de corrigir uma “incongruência” que tinha deixado fora da retirada de pórticos um troço pertencente a outra concessão mas dentro da mesma via.

    Hugo Oliveira, deputado do PS e presidente da Federação Socialista de Aveiro, realça o cumprimento da promessa assumida na campanha para as Legislativas deste ano (com áudio).

    O debate mantido no Parlamento acentuou a troca de críticas entre governantes e oposição.

    Alexandre Poço, do PSD, acusa o PS de falta de coerência entre o que promete na oposição e o que executa quando é poder deixando aviso à navegação sobre os riscos orçamentais.

    Diz que não há portagens grátis e que ao final do dia os portugueses acabam a pagar a fatura (com áudio)

    A troca de argumentos entre “aveirenses” chegou nas redes sociais.

    Filipe Neto Brandão defende que a retirada de pórtico no Estádio de Aveiro e a retirada dos restantes dois que ainda subsistem no troço entre Aveiro e Albergaria-a-Velha é uma questão de justiça.

    Deixou críticas à forma como a AD se posicionou no debate.

    “Ou seja, a AD, depois das eleições, faz exatamente o oposto daquilo com que se comprometera em campanha eleitoral. Felizmente, todos os demais partidos - à exceção do IL, que se absteve - votaram hoje a favor da proposta do PS, aprovando-a”, afirma Neto Brandão que reclama liderança e coerência neste trajeto.

    “Para mim, que sempre votei favoravelmente - independentemente da qualidade do proponente e/ou da posição do meu próprio partido -, ao longo de anos, todas as propostas apresentadas na AR para abolição da portagem no designado pórtico do estádio de Aveiro, hoje é um dia feliz. Porque o será também, seguramente, para todos os aveirenses”.

    A resposta chegou pela voz do vereador do Chega na Câmara de Aveiro.

    Diogo Soares Machado diz que o seu partido cumpriu com o prometido e criticou o que diz ser a “hipocrisia costumeira do PS e o oportunismo e a táctica política com que habitualmente se sentam à mesa do Orçamento”.

    “Decorreram já 15 anos desde 2010, 9 dos quais sob o jugo de governos socialistas, um deles com maioria absoluta na Assembleia da República e o Deputado Filipe Neto Brandão nunca deixou de o ser. Pergunta que se impõe: quantas propostas, desde então e até esta data, apresentaram os deputados socialistas por Aveiro, nomeadamente o Deputado Filipe Neto Brandão, para que o que hoje é um dia feliz já o pudesse ter sido, logo em 2015? Ou 2016? Ou em qualquer ano que se seguiu, até 2025? Pois, todos conhecemos a resposta e essa é zero, zero propostas que pugnassem e concretizassem as legítimas aspirações dos aveirenses".


     

    Categoria
    Concelho
    Tipo de Destaque
    Imagem / video
    Imagem
    Os Verdes relançam debate sobre portagens na A25.
    Rm Notícia
    Ficheiro de áudio
    Ficheiro de áudio


  • Ílhavo: Grupo de Teatro da Maior Idade celebra 10 anos de atividade.
    Ílhavo: Grupo de Teatro da Maior Idade celebra 10 anos de atividade. carlos_teixeira

    O Município de Ílhavo assinala o 10º aniversário do Grupo de Teatro da Maior Idade, Maiores no Teatro, com a apresentação da revista “Maiores à Solta, Uma Revista Sem Papas na Língua!”.

    O espetáculo tem lugar esta quinta, dia 27 de novembro, às 19h00, na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré.

    A produção reúne vinte e sete participantes, entre os 56 e os 85 anos, que dão corpo e voz a uma criação artística da Maior Idade.

    A encenação é de Kelly Varella, a coreografia é de Jonathan Margarido e a música original é de Rafael Campanile.

    A revista apresenta uma sátira à realidade portuguesa, abordando temas do quotidiano e da sociedade contemporânea com humor, espírito crítico e irreverência.

    No final do espetáculo, o público será convidado a participar numa conversa com a encenadora Kelly Varella e o coreógrafo Jonathan Margarido, que permitirá revisitar o percurso do projeto e refletir sobre o crescimento artístico deste grupo ao longo de uma década.

    O projeto teve início em 2015, então designado por Teatralidades, que estreou na Fábrica das Ideias com a peça “Memórias (não inventadas)”.

    Regressa agora ao mesmo palco para celebrar dez anos de criação, aprendizagem e encontro através do teatro.

    Os bilhetes têm o custo de dois euros e podem ser adquiridos na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré e na Casa da Cultura de Ílhavo.


     


     

    Categoria
    Concelho
    Tipo de Destaque
    Imagem / video
    Imagem
    gala do desporto premeia merito desportivo


Font changer Font changer Font changer

Notícias

Concelhos

Publicite Aqui

Webfeel