Jornal de Negocios
|
-
Estrangeiros a residir em Portugal quadruplicaram em sete anos, com 1,5 milhões em 2024
De acordo com o Relatório de Migrações e Asilo 2024, no final de dezembro de 2024 estavam registados 1.543.697 cidadãos estrangeiros a residir em território nacional, abaixo das estimativas feitas em abril.
-
Tecnológicas dão força a Wall Street. Salesforce dispara mais de 7%
Acompanhe aqui, minuto a minuto, a evolução dos mercados desta quinta-feira.
-
Drone mostra a destruição em Gaza após dois anos de guerra
Ataques israelitas contra o Hamas e a população da Faixa de Gaza deixaram a região dizimada.
-
Clece ganha handling nos aeroportos. Menzies vai recorrer
A Clece/South, com a última a pertencer à Iberia, é a vencedora do concurso de “handling” da ANAC, mas a Menzies, atual empresa que assegura o serviço nos aeroportos, não concorda com diferença de dois pontos.
-
Sim, o mundo aproveita-se dos Estados Unidos
Os EUA parecem um “cowboy” – com as botas enlameadas de xisto, os bolsos mais leves devido aos gastos com defesa e uma arrogância que irrita a companhia educada. Mas esse mesmo “cowboy” mantém os bandidos afastados, abastece as farmácias do mundo e transporta satélites para a órbita.
-
Comissão Europeia quer proteger UE pela terra, mar, ar e espaço com projetos de defesa
A posição surge quando a UE prepara a criação de um 'muro contra drones' no flanco leste europeu para impedir incursões russas.
-
Casas de investimento reveem preço-alvo do BCP em alta. Banco é um dos favoritos do KBW
Em antecipação aos resultados dos primeiros nove meses do banco português, uma série de casas de investimento reviram em alta as perspetivas de crescimento do BCP em bolsa. KBW vê margens a resistirem e lucros a aumentarem em relação a 2024.
-
Vendas da Ikea em Portugal crescem 1,5% para 611 milhões de euros
As vendas online representaram mais de 21% do total de vendas da Ikea no mercado português. A nível mundial, o grupo Ingka, detentor da marca de mobiliário, registou vendas de 38,9 mil milhões de euros.
-
Maior aposta na RAL é passo certo, mas não “apaga” necessidade de reforço dos meios dos tribunais
O Executivo quer aumentar a eficiência e a acessibilidade da justiça através da resolução alternativa de litígios (RAL). Os advogados aplaudem, mas ressalvam que “não devemos esperar destes mecanismos aquilo que eles não podem dar”.
-
Balança comercial de bens da Zona Euro com excedente de mil milhões em agosto
De acordo com as primeiras estimativas do Eurostat, as exportações de bens para o resto do mundo diminuíram 4,7% para 205,9 mil milhões de euros e as importações recuaram 3,8%, fixando-se num excedente homólogo de 204,9 mil milhões de euros.
-
Banco de Portugal baixa contribuições dos bancos para o Fundo de Resolução
Supervisor reduz a taxa a aplicar em 2026 de 0,049% para 0,047%. No Fundo de Garantia de Depósitos a taxa vai manter-se em a 0,0009%.
-
Descoberta jazida de ouro na China com mais de 40 toneladas do mineral
A descoberta em Gansu ocorre num contexto de forte valorização do ouro, cujo preço ultrapassou recentemente os 4.200 dólares por onça, atingindo um novo máximo histórico.
-
Altice Labs arranca testes para levar 5G ao espaço em 2027
O projeto implica a construção de três estações em solo nacional, de forma a comunicar com o futuro nanossatélite no espaço. Diretor-geral da Altice Labs defende que projeto vai elevar o reconhecimento de Portugal no âmbito espacial.
-
Digitalização da Justiça tem de ser acompanhada por aposta na formação
Advogados notam que a aposta do Governo na digitalização da Justiça — medida inserida na proposta de OE para 2026 — é desejável e traduz um compromisso com a eficiência do sistema. No entanto, alertam que será necessário que os investimentos sejam acompanhados pela formação e pela capacitação digital dos funcionários.
-
Estado fica com o risco financeiro do período de transição da mobilidade elétrica
ERSE será responsável por fixar as tarifas dos carregamentos de veículos elétricos até à entrada em definitivo do novo regime de mobilidade elétrica. Alerta que os desvios serão responsabilidade do Estado enquanto acionista da gestora da rede.
|