• http://www.aveiro.com.pt

Diretório de Empresas


Publicite Aqui

Visitas

HojeHoje2356
Esta SemanaEsta Semana10726
Este MêsEste Mês19280
TOTALTOTAL3322874
Statistik created: 2025-05-09T15:34:41+00:00
Rádio TerraNova
Notícias Terranova


  • GNR de Albergaria-a-Velha: Detido por furto de metais não preciosos.
    GNR de Albergaria-a-Velha: Detido por furto de metais não preciosos. fernando_martins

    O Comando Territorial de Aveiro, através do Posto Territorial de Albergaria-a-Velha, no dia 6 de maio, deteve um homem de 72 anos por furto de metais não preciosos, no concelho de Albergaria-a-Velha.

    Na sequência de um alerta a dar conta de um furto de artigos em bronze, em diversas sepulturas num cemitério da localidade de Albergaria-a-Velha, os militares da Guarda deslocaram-se de imediato para o local. No decorrer da ação foram desenvolvidas diversas diligências policiais que permitiram intercetar o suspeito, que se encontrava em fuga, e proceder à sua detenção.

    No âmbito das diligências policiais foi efetuada uma revista pessoal de segurança ao suspeito e uma busca ao veículo, tendo sido detetados no seu interior diversos artigos em bronze, assim como material utilizado para a extração dos mesmos.

    No decorrer da ação foi apreendido o seguinte material: Um velocípede elétrico; Uma rebarbadora; Diversos artigos em bronze; Diversas ferramentas utilizadas à consumação do ilícito criminal.

    O detido foi constituído arguido, e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Albergaria-a-Velha.

    Categoria
    Tipo de Destaque
    Imagem / video
    Imagem
    GNR reforça patrulhamento no litoral.


  • Ílhavo: Assembleia Municipal retoma agenda de Abril em momento de tensão.
    Ílhavo: Assembleia Municipal retoma agenda de Abril em momento de tensão. carlos_teixeira

    A Assembleia Municipal de Ílhavo reúne, esta noite, na terceira sessão da agenda iniciada em Abril.

    Com o ambiente quente da última sessão ainda presente numa semana marcada por troca de comunicados entre a Mesa da Assembleia e o movimento independente Unir para Fazer, os deputados retomam o debate político.

    Depois da polémica registada há uma semana sobre as responsabilidades na preparação das reuniões, quanto aos suportes documentais que servem de base às documentações, e sobre a escuta de insultos, na transmissão online, a sessão desta noite promete marcar o reencontro dos protagonistas políticos na conclusão da agenda de Abril.

    Sessão às 21h no salão nobre dos Paços do Concelho.


     

    Categoria
    Concelho
    Tipo de Destaque
    Imagem / video
    Imagem
    Ílhavo: Assembleia Municipal Jovem questiona executivo sobre políticas locais.


  • Vagos: AD promove reflexão sobre futuro da economia distrital.
    Vagos: AD promove reflexão sobre futuro da economia distrital. carlos_teixeira

    As concelhias de Ílhavo e Vagos do PSD juntam-se numa organização conjunta para uma conferência sobre os desafios e oportunidades no setor económico.

    "Portugal Não Pode Parar" é o mote do evento agendado para este domingo no centro de educação e recreio de vagos.

    Tem como ponto de partida o dinamismo económico do Distrito de Aveiro, considerado motor da economia portuguesa, com especialização em setores estratégicos como a metalomecânica, cerâmica, química, papel, componentes automóveis e moldes.

    Este tecido empresarial que combina grandes grupos industriais com uma rede densa de PME, é responsável por uma das maiores contribuições regionais para as exportações nacionais.

    A conferência avança para o momento de reflexão e debate sobre os principais desafios e caminhos para reforçar a competitividade e sustentabilidade da economia regional, à luz do Programa da Aliança Democrática (PSD/CDS).

    Emídio Sousa, André Chambel, Silvério Regalado e Margarida Alves são os convidados para abordar temas como o investimento, a transição digital e ecológica, a valorização do trabalho, a formação e qualificação dos recursos humanos, bem como o papel da diplomacia económica na projeção da produção regional.

    Evento, este domingo, dia 11,  a partir das 17h no CER.


     

    Categoria
    Tópicos
    Concelho
    Tipo de Destaque
    Imagem / video
    Imagem
    Comédia no palco do Centro de Educação e Recreio de Vagos com artistas vaguenses.


  • Aveiro: Prova Special Olympics integra “Regata Santa Joana / Universidade de Aveiro”.
    Aveiro: Prova Special Olympics integra “Regata Santa Joana / Universidade de Aveiro”. carlos_teixeira

    A “Regata Santa Joana / Universidade de Aveiro” realiza-se este sábado e integra pela 1ª vez em Portugal uma prova de vela inclusiva da Special Olympics (https://www.specialolympics.org/), uma organização global que promove a inclusão através do desporto e cuja missão passa por proporcionar oportunidades para pessoas com deficiência intelectual.

    Esta é assim mais uma atividade inovadora do clube, em estreita colaboração com os responsáveis da Special Olympics Portugal (https://specialolympicsportugal.pt/), e que tem como objetivo introduzir a vela nas modalidades já promovidas pela Special Olympics em Portugal, à semelhança do que já é feito noutros países.

    De referir que estará presente na regata a responsável da vela a nível internacional, bem como os responsáveis nacionais da Special Olympics.

    São esperados cerca de 100 participantes no evento, entre clubes da Ria de Aveiro, clubes dos distrito do Porto e de Coimbra, distribuídos entre as classes de vela ligeira, vela adaptada e vela de cruzeiro.

    As regatas de vela ligeira e vela inclusiva decorrem no canal de navegação principal entre as 13 e as 17h, próximo do Campus Náutico do Sporting Clube de Aveiro, enquanto que a vela de cruzeiro fará um passeio pelo Canal Principal, atividade que tem a imprescindível colaboração do AVELA (Associação Aveirense de Vela de Cruzeiro), clube que recebe também no seu cais os veleiros que pretendam ficar atracados em Aveiro de sábado para domingo, e cuja colaboração no evento é fundamental.

    A entrega de prémios da regata está prevista para as 17.30h, no Pavilhão de Vela e Canoagem do sporting Clube de Aveiro.

    A realização de uma prova de vela Special Olympics, é mais um passo dado pelo clube na área de integração social de grupos vulneráveis e em risco de exclusão social, uma forte aposta do clube para além formação em vela ligeira e vela de cruzeiro, clube que tem precisamente uma escola certificada pela Federação Portuguesa de Vela, com o nível máximo (GOLD), nas modalidades de vela ligeira, vela adaptada e vela de cruzeiro.

    A regata conta com os apoios da Câmara Municipal de Aveiro, Porto de Aveiro, União de Freguesias da Glória e Vera Cruz, Bresimar, Isonáutica, Suzuki Marine e Primus Vitória, enquanto que a prova da Special Olympics conta ainda com os apoios do Instituto Nacional de Reabilitação (INR), Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e Quinta do Lago.


     

    Categoria
    Tópicos
    Concelho
    Imagem / video
    Imagem
    regata santa joana este fim de semana


  • Legislativas: PS defende investimento permanente na ferrovia.
    Legislativas: PS defende investimento permanente na ferrovia. carlos_teixeira

    Os candidatos a Deputados do Partido Socialista pelo círculo de Aveiro realçam o compromisso do Partido com a aposta na ferrovia

    No rescaldo da visita aos concelhos da Murtosa e de São João da Madeira destacaram o potencial da Linha do Vouga.

    Foi na visita à estação de São João da Madeira que realçaram a linha como fator de coesão social e territorial.

    Hugo Oliveira, candidato a Deputado e Presidente da Federação de Aveiro do PS, sublinha que os Deputados do PS continuarão “a defender a valorização da Linha do Vouga, modernizando-a em toda a sua extensão, com um novo modelo de serviço e material circulante com melhores condições; a integração no sistema Andante e a articulação com os restantes serviços ferroviários com ligação ao Porto; e, na Região de Aveiro, apoiaremos o prolongamento da Linha do Vouga, como base de um futuro metro de superfície, com ligação à Universidade e ao concelho de Ílhavo”.

    O PS defende que a rede ferroviária é “espinha dorsal de todo o sistema de transportes”, exigindo investimento permanente.

    “Entre 2015 e 2023, o investimento na rede ferroviária passou de menos de €100 milhões para mais de €500 milhões. É fundamental não interromper este ciclo de crescimento do investimento, de forma a assegurar que se mantém a capacidade de resposta do setor público e privado”.


     

    Categoria
    Concelho
    Tipo de Destaque
    Imagem / video
    Imagem
    ps defende investimento permanente na ferrovia


  • Aveiro: Autarquia quer testar posse administrativa de terrenos florestais de proprietários não identificados.
    Aveiro: Autarquia quer testar posse administrativa de terrenos florestais de proprietários não identificados. carlos_teixeira

    Aveiro apresentou ao Primeiro-Ministro e ao líder do principal partido da oposição e candidato ao cargo de PM uma proposta referente a Operação Integrada de Reabilitação Ambiental, Social e Económica.

    Quer garantir mecanismos para poder tomar posse administrativa de terrenos florestais de proprietários não identificados.

    A proposta, elaborada na sequência dos incêndios ocorridos nos dias 15 e 16 de setembro do ano passado, visa dotar a Autarquia de mecanismos legais que permitam uma intervenção eficaz nos terrenos afetados.

    Acredita que seria uma forma de "acelerar" o processo de identificação.

    Aveiro aponta como exemplos áreas de propriedade privada, como bairros habitacionais não licenciáveis, e a zona do Aterro Sanitário da ERSUC.

    Para já sem respostas mas com sinais de abertura de Luís Montenegro e Pedro Nuno Santos, a autarquia diz que só com enquadramento legal seria possível acelerar os mecanismos de segurança.

    Ribau Esteves revela que apresentou a proposta em final de 2024 mas sem resposta até à data (com áudio)

    O Partido Socialista confrontou a maioria com a visão diferente para edificado devoluto e terrenos florestais.

    Fernando Nogueira desafiou o autarca a trabalhar nas questões da habitação como faz para a floresta (com áudio).

     


     


     

    Categoria
    Concelho
    Tipo de Destaque
    Imagem / video
    Imagem
    praca da republica recebe espetaculo de circo contemporaneo
    Rm Notícia
    Ficheiro de áudio
    Ficheiro de áudio


  • Águeda: ESTGA prepara encontro sobre desafios e soluções no setor da habitação.
    Águeda: ESTGA prepara encontro sobre desafios e soluções no setor da habitação. carlos_teixeira

    O auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda vai ser palco de encontro sobre a crise da habitação em Portugal.

    Evento do dia 22 de maio é aberto a toda a comunidade e conta com painel composto por académicos especialistas da área.

    Desafios e soluções num problema que afeta milhares de pessoas.

    Uma socióloga, um autarca, um geógrafo, o representante de uma agência imobiliária e um representante do Conselho Diretivo do Instituto da Habitação foram o painel de convidados.

    A crise habitacional em Portugal representa atualmente um dos maiores desafios sociais e económicos do país.

    O aumento dos preços, a escassez de oferta e os obstáculos sentidos por quem pretende iniciar uma vida independente afetam milhares de pessoas, em especial os mais jovens.

    A Escola lança o debate como reflexão sobre esta realidade, os seus impactos na coesão social e na economia, bem como sobre o papel das políticas públicas e das autarquias na resposta a este problema.

    Este seminário convida à reflexão e à partilha de conhecimento em torno de quatro questões centrais: como chegámos à situação atual, quais os impactos reais na vida das pessoas, que respostas têm sido dadas pelas autoridades públicas, e que boas práticas podemos aprender com outros países.

    A sessão está marcada para o dia 22 de Maio às 14h30 no Auditório da ESTGA.


     

    Categoria
    Concelho
    Tipo de Destaque
    Imagem / video
    Imagem
    Águeda: ESTGA debate Transformação Digital.


  • Comédia infantil escrita por Egas Moniz em cena em Estarreja.
    Comédia infantil escrita por Egas Moniz em cena em Estarreja. carlos_teixeira

    O programa comemorativo promovido pela Câmara Municipal de Estarreja para assinalar os 150 anos do nascimento do único Prémio Nobel da Medicina português continua este sábado com uma novidade destinada aos mais novos.

    Apresentação da peça “Lobisome”, com texto original de Egas Moniz, adaptado a livro e peça de teatro.

    “Lobisome” é a comédia infantil que Egas Moniz escreveu para entreter os seus sobrinhos-netos em 1936.

    A história de um lobisomem, que andará a rondar a aldeia, põe o povo em alvoroço, em especial duas irmãs teimosas que debatem a veracidade da existência da criatura.

    A autarquia decidiu trazer à luz este conto, revelando um texto com 89 anos, a genialidade e a transversalidade do neurocientista, e editou um livro com ilustrações da artista Cinara Saiónára, que vamos descobrir já este sábado, dia 10.

    A apresentação irá decorrer na Casa Museu Egas Moniz, em Avanca, e terá um momento de interpretação pelo Trama – Grupo de Teatro Infantil do Município de Estarreja, antecipando a grande estreia da adaptação deste texto para teatro, com encenação e adaptação de Leandro Ribeiro, agendada para 22 de junho, naquele que será o último ato das comemorações dos 150 anos de Egas Moniz.

    Para além da exposição “Egas Moniz – Um Encontro” que pode visitar até dia 24 na Casa da Cultura, o CTE receberá ainda o concerto de “Alma de Coimbra” (31 de maio) e na Biblioteca Municipal serão expostos os trabalhos que resultaram do concurso “Correntes de Imaginação”, numa edição alusiva aos 150 anos de Egas (inauguração dia 22).

    Iniciadas o ano passado, as comemorações dos 150 anos do nascimento do neurocientista Egas Moniz, nascido em Avanca a 29 de novembro de 1874, continuam este ano com uma série de eventos programados para abril, maio e junho.

    O programa homenageia a vida e o legado do Prémio Nobel da Medicina de 1949 e a suas múltiplas dimensões.


     

    Categoria
    Tópicos
    Concelho
    Tipo de Destaque
    Imagem / video
    Imagem
    Estarreja apresenta comédia infantil escrita por Egas Moniz.


  • Aveiro apresenta Plano Municipal de Habitação e Alojamento.
    Aveiro apresenta Plano Municipal de Habitação e Alojamento. carlos_teixeira

    A Câmara de Aveiro aprova o Plano Municipal de Habitação e Alojamento.

    Trata-se de uma iniciativa considerada estratégica no âmbito do desenvolvimento social, urbano e territorial do Município.

    Este plano visa promover a coesão social, a inclusão, a sustentabilidade ambiental e a competitividade territorial.
    A autarquia que tem sido criticada pela forma como aborda as estratégias para o setor da habitação apresenta o PMHAA como enquadramento para a Estratégia Local de Habitação, Programa Municipal de Desenvolvimento Habitacional e Carta de Territorialização da Estratégia de Habitação.

    Explica tratar-se de uma “abordagem integrada e sustentada” para a resolução das questões habitacionais no Município.

    Mantém que os investimentos serão resultado de “intervenção pública estruturada” em conjunto com “investimento privado significativo”.

    O documento será agora sujeito a consulta pública por um período de 30 dias e, após a análise dos contributos, será submetido à apreciação e votação pela Assembleia Municipal.

    Categoria
    Tópicos
    Concelho
    Tipo de Destaque
    Imagem / video
    Imagem
    Aveiro aprova pacote de 2,4 milhões para as Juntas de Freguesia


  • Prolongamento do canal de São Roque adjudicado por 2.3 milhões de euros.
    Prolongamento do canal de São Roque adjudicado por 2.3 milhões de euros. carlos_teixeira

    O executivo municipal de Aveiro adjudica a obra de expansão a norte do Canal de São Roque.

    Empreitada de 2.3 milhões de euros entregue à empresa Paviazeméis com um prazo de execução previsto de 270 dias.

    A intervenção visa o prolongamento do Canal de São Roque para norte, enquadrando novas áreas de expansão imobiliária e deixando contributo para a adaptação do território às alterações climáticas.

    Permite o aumento em cerca de 25% da capacidade dos canais urbanos que funcionam como bacia de retenção em situações de simultaneidade de chuva intensa e maré alta.

    A obra permitirá uma maior retenção da água pluvial até à abertura das comportas com a maré vazante.

    Categoria
    Concelho
    Tipo de Destaque
    Imagem / video
    Imagem
    Câmara de Aveiro investe em iluminação pública no Canal de São Roque.


Font changer Font changer Font changer

Notícias

Concelhos

Publicite Aqui

Webfeel